Frank Silva é bancário do Banpará em Vigia, nordeste do Pará, há quase 4 anos, mas somente nesta quarta-feira (18) ele tomou uma das decisões mais importantes para o fortalecimento da entidade sindical que representa ele e pouco mais de 9.000 trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro no estado: a sindicalização.
“A garantia dos nossos direitos né, preservação da classe, a nossa valorização profissional em si, né, isso é o mais importante”, conta.
A decisão dele incentivou o outro colega de trabalho que ainda não era sindicalizado a se filiar, e um que já tinha sido, a voltar; mas Frank tem a esperança que a atitude dele e dos demais bancários que trabalham com ele sirva de exemplo para a toda a categoria do Pará. “Eu espero que se filiem o mais rápido possível para que você trabalhe se sentindo garantido, confiante dos seus direitos e que isso ajuda a fortalecer o nosso quadro né, a nossa categoria que é muito importante”.
E por falar em esperança, o sentimento que virou verbo na obra “Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido” do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, é também capa da agenda e calendário 2022 da categoria bancária paraense. “Esperançar de Paulo Freire talvez nunca tenha feito tanto sentido como nos tempos em que vivemos de retirada de direitos, retrocessos, fome, desemprego, pandemia; e mais uma Campanha Nacional em curso. E como diz o educador e filósofo, precisamos ter esperança no sentido de se levantar, ir atrás, construir e não desistir; mas para isso é preciso juntar-se com outros e não há outra forma de mobilização mais potente contra o capitalismo que não seja a união da classe trabalhadora com as entidades representativas de classe através da sindicalização. É graças às filiações que a Caravana segue firme e forte por todo o Pará, levando o Sindicato até o local de trabalho dos nossos colegas para informá-los sobre nossas atuações e principalmente ouvi-los”, explica a vice-presidenta do Sindicato e bancária do Banpará, Vera Paoloni.
Mas a dirigente sindical não estava só, acompanhada dos diretores do Sindicato, Sérgio Trindade, Heládia Carvalho e Paulo César, por volta das 6h, eles partiram de Belém rumo a Vigia e São Caetano de Odivelas em mais uma Caravana Bancária bate e volta pelo Pará.
O principal assunto das reuniões e/ou conversas individuais durante a Caravana é sobre a Campanha Nacional dos Bancários e das Bancárias que já começou em todo o Brasil.
No Pará teve início com o lançamento da Consulta Nacional, um questionário virtual onde sindicalizados ou não, que trabalham nas agências e departamentos bancários em todo o país, podem participar respondendo quais são suas prioridades na Campanha deste ano.
“Quanto mais colegas responderem, mais conseguimos levar para o âmbito nacional os anseios de cada bancária e de cada bancário, construir a minuta geral e específica de reivindicações que serão entregues e depois debatidas com os banqueiros. Pode até não parecer, mas o resultado da pesquisa tem um impacto super importante em todas as mesas de negociação”, explica Paulo César Farias.
Para facilitar a participação, foi disponibilizado um sistema de votação eletrônica pela internet, que estará disponível até o dia 3 de junho. Para responder, acessar o link e depois de responder, ajude o Sindicato na divulgação compartilhando o endereço eletrônico com os colegas de trabalho.
Fonte: Bancários PA