A plenária de bancários de agências, realizada por meio remoto na noite desta quinta-feira (4), estabeleceu como estratégia de combate à negligência e aos abusos dos bancos a realização de ações permanentes em defesa dos trabalhadores. A mobilização será intensificada com rondas do Sindicato nos locais de trabalho, por reuniões agendadas e por protestos em unidades em que forem detectados problemas recorrentes.
Além das visitas constantes às unidades, o Sindicato fará uma enquete (pesquisa) junto aos bancários e bancárias com o objetivo de aprimorar o monitoramento dos problemas e colher opinião sobre as medidas a serem cobradas dos bancos, incluindo definição quanto a alterações nos horários de funcionamento, que ocorrem muitas vezes de forma unilateral.
“Esse processo de mobilização dos trabalhadores das agências visa combater a imposição de sobrecarga de trabalho, o desrespeito à jornada, o assédio moral, o descumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19 e todo e qualquer procedimento indevido dos gestores e das direções dos bancos”, frisa o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.
A diretora de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira, destacou a necessidade de rigoroso acompanhamento das condições de saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras. “Temos que manter atenção total às questões relacionadas à pandemia, exigindo o cumprimento dos protocolos e medidas de segurança, sem exposição ao risco de contaminação, e buscando assegurar por parte dos bancos atenção adequada aos impactos na saúde física e mental dos atingidos de forma direta ou indireta pela doença”, enfatizou.
O Sindicato considera imprescindível que a cobertura vacinal avance de forma mais célere e atinja sua plenitude, inclusive com a garantia da terceira dose aos grupos de maior risco. “A vacinação segue sendo questão central para o controle da doença e estará sempre em pauta nas discussões do Sindicato com os gestores e as direções dos bancos”, afirma Vanessa.
Atuação jurídica
A atuação do Sindicato em defesa dos bancários das agências se dá de forma proativa também por sua área jurídica. Conforme assegura o diretor Jurídico interino do Sindicato, Humberto de Almeida Maciel, os problemas e os conflitos relacionados a condições de trabalho e de saúde nas agências estão sendo acompanhados de perto pela assessoria jurídica e terão respostas imediatas: “Estamos atentos à difícil situação enfrentada nesse momento pelos bancários e bancárias das agências, procurando fortalecer a atuação do Sindicato no diálogo com os bancos. As questões não equacionadas serão prontamente levadas aos fóruns judiciais competentes”.
Canais de comunicação e denúncia:
Central 1 – (61) 9 9965.6882
Central 2 – (61) 9 9656.3824
E-mail: centraldeatendimento@bancariosdf.com.br
Atendimento 1 – (61) 9 9667.2549
Atendimento 2 – (61) 9 9670.7998
E-mail: atendimento@bancariosdf.com.br
Jurídico – (61) 9 9603.2833
E-mail: sejur@bancariosdf.com.br
Saúde – (61) 9 9801.1141
E-mail: saude@bancariosdf.com.br
Presidência – (61) 9 9135.6710
E-mail: presidencia@bancariosdf.com.br
Além disso, o Sindicato disponibiliza atendimento via chat por meio do portal da entidade. Das 9h às 18h, uma equipe de profissionais fica online para dar assistência aos trabalhadores.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília