Notícias

home » notícias

26 de Fevereiro de 2018 às 11:29

PATERNIDADE RESPONSÁVEL: Sindicato entrega certificado para mais 10 bancários


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Os bancários sindicalizados participantes da 5ª turma do curso Paternidade Responsável, promovido pela Secretaria de Formação do Sindicato, receberam os certificados de conclusão do mesmo, na terça-feira (20). Desta vez, participaram 10 futuros papais, sendo sete funcionários do Banco do Brasil, dois da Caixa Econômica e um do Itaú. Seis esposas gestantes acompanharam os maridos.

O curso é um pré-requisito para que o trabalhador tenha direito à ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias, conforme previsto na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, que passou a valer a partir de 27 de janeiro de 2017.

“Após a conquista deste direito, o Sindicato lançou, em agosto do ano passado, o curso de Paternidade Responsável para orientar os futuros pais sobre como se envolver em uma paternidade mais ativa e consciente, aumentando o vínculo pai e filho e também com a parceira”, esclarece a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina.

De acordo com a dirigente sindical, para que o bancário tenha direito a ampliação da licença-paternidade, é necessário que ele solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. A regra também vale para os casos de adoção.

Abordagem

Semipresencial, o curso conta com nove unidades e tem carga horária de 12 horas. Durante a sua realização, os futuros pais bancários poderão relatar anseios e angústias ao longo do processo de gestação, parto, pós-parto e cuidados no desenvolvimento do recém-nascido. Os conteúdos abordados envolvem o papel do homem na sociedade contemporânea, aspectos psicológicos e legais da paternidade e educação para igualdade, além de questões práticas.

Enfermeiras do SUS tiram dúvidas e dão dicas práticas no cuidado com os bebês e com as mamães, antes e depois do parto. A presença dessas profissionais de saúde é fruto da parceria entre o Sindicato e o SUS - Posto de Saúde nº 8 (514/15 Sul).

Gratuito e disponível para todos os bancários sindicalizados, o curso é feito em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato. Ao final é entregue o certificado de conclusão, que possibilita ao bancário ficar mais 15 dias com seu bebê.

Para se inscrever, clique aqui.


Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas