Sinônimo de luta e resistência, a categoria bancária soma conquistas resultantes da união em movimentos fortes por valorização. Neste dia 28 de agosto, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) parabeniza todos os bancários e bancárias pelo dia especial. “Parabéns, trabalhadores e trabalhadoras pelo dia 28 de agosto, nossa luta pela manutenção e ampliação de direitos continua! ”, afirma o presidente do Sindicato, Clodoaldo Barbosa.
Principais conquistas
A história de luta da categoria resultou em muitas conquistas, como PLR, vale-alimentação, auxílio-creche, licença-maternidade de seis meses, jornada de seis horas, reajustes acima da inflação, descanso aos sábados. São direitos resultantes da organização da categoria bancária.
O acordo de dois anos que a categoria fechou nesta Campanha garantiu reajuste de 10% no VA e VR; de 13% na parcela adicional e de 8% na regra básica da PLR; e de 8% nos salários e demais verbas (esses 8% correspondem a 91% da inflação, confirmada em 8,83% em 1º de setembro, data-base da categoria), além do bônus no VA de R$ 1 mil. E para 2023: reposição da inflação + aumento real de 0.5% nos salários e todas as demais verbas previstas na CCT: PLR, VA/VR, auxílio-creche/babá, gratificação e auxílio-home office
Dia 28 de agosto
A data faz referência a greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e foi uma das mais longas da história. A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação. A data começou a ser comemorada já no ano seguinte, em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários, realizado em Curitiba.