Em junho desse ano, os bancários e bancárias do Pará elegeram a maior representação de delegados e delegadas sindicais na atual gestão Unidade e Resistência, com 75 representantes da categoria nos bancos públicos de todo o estado. E nesse último final de semana, nos dias 25 e 26 de novembro, os novos delegados e delegadas sindicais, junto com os dirigentes do Sindicato dos Bancários do Pará, participaram do primeiro curso de formação do período 2022/2023, ministrado pelo sociólogo Anderson Campos.
O primeiro dia de formação ocorreu na sede do Sindicato, em Belém. Pela parte da manhã houve debate sobre Previdência Complementar, com a participação da diretora de Planejamento da Previ, Paula Goto, que falou sobre a importância dos bancários e bancárias serem previdentes e sobre a importância dos Fundos de Previdência complementar não apenas para a categoria bancária, mas para a economia do país.
Ao falar sobre a Previ, que é o Fundo de Pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Paula Goto destacou que:
“Somente um Fundo de Previdência com uma governança robusta e uma política de investimentos sólida consegue nos dar segurança em momentos de turbulência e garantir o benefício definido e reajuste dos benefícios pela inflação. Agora mesmo, o seu Plano de Benefícios mais antigo, o Plano 1, acaba de promover o reajuste nos benefícios de aposentadoria e de pensão em até 10,16024%!”.
Leia também: Artigo: Plantar a semente hoje para colher amanhã – Por Paula Goto*
Grupos de Trabalho
Na segunda parte da sexta-feira (25), a turma de delegados, delegadas e dirigentes sindicais se dividiu em Grupos de Trabalho para debater com mais profundidade a importância do Sindicato na organização das lutas da categoria bancária.
Os GT’s foram retomados na manhã do sábado (26), na atividade realizada no salão laranja da sede campestre da Apcef/Caixaparah, em Ananindeua. Na oportunidade, os participantes formularam propostas para a atuação do Sindicato dos Bancários do Pará nas áreas de cultura, esporte e lazer; aposentadoria e seguridade social; saúde; e jurídica.
A programação encerrou com um almoço musical de confraternização organizado pelo Sindicato dos Bancários aos participantes do evento.
“Foi muito bom reunir com as novas delegadas e delegados sindicais eleitos para o mandato 2022/2023 nesses dois dias de curso de formação, momento em que pudemos estreitar laços de amizade, compartilhar conhecimentos e aprofundar debates que são fundamentais para nossa organização e atuação em nível local e nacional. Foi apenas o primeiro momento de formação com a nova turma de representas da categoria nos bancos públicos. Outros cursos virão, pois para nós o investimento em formação é fundamental para nossas lutas”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.
Fonte: Bancários PA