A nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS tomou posse, em cerimônia formal, na noite desta sexta-feira (31), na sede da entidade em Dourados.
Em seu último ato, conforme prevê o Estatuto do Sindicato, a Comissão Eleitoral, formada pelos bancários, Gilberto Benites, Leonardo Freitas Nunes e Marcos Ricco Santelli Junior, eleitos pela categoria em assembleia realizada no dia 19 de abril para comandar o processo eleitoral, deu posse a nova diretoria e conselho fiscal do sindicato para a gestão que comandará o sindicato até o dia 31 de maio de 2028.
Clique aqui e veja a galeria de fotos
O pleito ocorreu no dia 17 de maio e a Chapa 1 - “Compromisso, Experiência e Renovação -, a única inscrita para a eleição, tendo Janes Estigarribia do Bradesco como Presidente e, Priscila Forni Donzelli B. Lopes, do Banco do Brasil, como Vice-Presidente, recebeu 98,03% dos votos válidos, num quórum muito expressivo, com participação de mais de 80% das bancárias e bancários da ativa aptas/os a votarem.
A posse formal foi realizada na sede do sindicato em Dourados/MS, onde o bancário e membro da comissão eleitoral, Marcos Ricco Santelli Junior (foto), em conformidade com o Art. 110 do Estatuto, procedeu o ato de posse convocando o presidente eleito, Janes Estigarribia, para junto com os demais membros da diretoria e do conselho fiscal fizessem o juramento de posse e, na sequência, assinassem o termo de posse.
Na sequência o presidente que deixava o cargo, Carlos Alberto Longo, fez o uso da palavra agradecendo a todos os presentes e a comissão eleitoral pela dedicação, isenção e transparência no processo e a cada diretor e diretora que junto com ele, concluíam o mandato, fazendo uma menção especial também aos colegas novatos que estavam a partir de então na nova diretoria, dando-lhes boas-vindas. Fez uma saudação especial ainda ao presidente e a vice-presidente que acabavam de ser empossados.
“Fizemos algumas coisas, falo fizemos no plural porque as discussões e as decisões são coletivas, aqui o presidente não decide nada sozinho, aqui nós trabalhamos no coletivo e assim é muito bom porque coletivamente a gente acerta mais e erra muito pouco. Nesse mandato nós enfrentamos a pandemia, que era uma coisa nova para nós e para todos e, nos deparamos com a ganância dos banqueiros que mesmo na pandemia continuaram exigindo metas, sem dar as condições de trabalho para isso, o que nos levou a tomar várias medidas para salvaguardar a saúde da categoria. Mesmo com todas essas dificuldades, a nossa luta e unidade nacional, nos permitiu que houvesse a renovação de duas convenções coletivas, a de 2020 e a de 2022, garantindo a manutenção de todos os direitos e, indo além disso, conquistamos também ganho real nos salários.” Finalizou Carlos Longo.
Encerrando o evento, o presidente eleito, Janes Estigarribia, se dirigiu aos presentes agradecendo também a comissão eleitoral e a todos os companheiros e companheiras que se dispuseram a estar juntos na diretoria nessa caminhada por quatro anos e a todos os presentes que prestigiavam a posse.
“De fato a gente precisa nesse momento de muita coragem para superar os desafios. Nos pretendemos escrever a História desse sindicato nos próximos quatros anos com coragem, com trabalho, com dedicação e, acima de tudo, contando com cada um de nossos companheiros e companheiras que foram eleitos nessa diretoria. Quem se propôs a estar aqui sabe que o sindicato não é um sindicato que se refuta e que foge da luta, nós estamos aqui para encarar os desafios que virão pela frente nesses próximos dias e próximos anos. O nosso sindicato tem uma diretoria coesa que está disposta a trabalhar pela categoria, em prol da categoria, mas ao mesmo tempo, olhando para toda a classe trabalhadora. Nosso sindicato é um sindicato classista e ele não olha apenas para o seu umbigo ele olha também para os demais trabalhadores. Se a escola vai mal, nós queremos saber porque a escola está indo mal, tem alguém responsável por isso e nós temos que cobrar enquanto sindicato classista, se a saúde não vai bem é algum problema que está acontecendo lá na administração, seja na municipal, seja na estadual ou seja na federal, por isso nós nos colocamos a disposição da sociedade. Nós fazemos parte do conselho municipal de saúde, fazemos parte do conselho de segurança alimentar, fazemos parte do conselho universitário,” disse Estigarribia.
Que prosseguiu, “somos filiados à Central Única dos Trabalhadores, que é a maior central sindical do Brasil e da América Latina, que tem como lema defender a classe trabalhadora, defender o pequeno agricultor e a agricultura familiar, defender a reforma agrária e os povos originários. Somos filiados também a Contraf-CUT, que é a nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Agora no mês de agosto precisamos renovar a nossa convenção coletiva de trabalho e estamos com uma consulta nacional que termina neste domingo, para saber o que o bancário quer nessa campanha salarial. Não é o sindicato que fala ao bancário o que nós queremos, não. É o bancário que fala: sindicato nós queremos isso, para a gente poder estar realizando e fazendo. Então, nós vamos ouvir a categoria, nós vamos ouvir os reclames da categoria, não somente na nossa campanha salarial, mas no dia a dia do bancário e da bancária.” Finalizou Janes Estigarribia.
Confira abaixo a nova composição da diretoria:
DIRETORIA EXECUTIVA
DIRETORIA SUPLENTE
CONSELHO FISCAL
TITULARES
SUPLENTES
Veja como foi o passo a passo do Processo Eleitoral:
>>>>> EDITAL: Sindicato convoca Assembleia para Instaurar Processo Eleitoral
>>>>> Comissão eleitoral publica edital de convocação das eleições
>>>>> Assembleia define data do pleito e Comissão para Eleição no Sindicato
>>>>> Comissão Eleitoral convoca eleição do sindicato para gestão 2020/2024
>>>>> Processo Eleitoral do Sindicato 2024 terá chapa única
>>>>> Atenção bancários(as)! Eleição do Sindicato acontece hoje
>>>>> Bancários de Dourados e Região elegem Chapa 1 com 98,3% de aprovação
>>>>> Posse da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato acontece nesta sexta-feira
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS