Notícias

home » notícias

19 de Agosto de 2020 às 06:51

Nota em apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios


O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região, expressa solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), iniciada às 22 horas desta segunda-feira, 17 de agosto, em resposta a política perversa de recursos humanos praticada pela direção da empresa e pelo Governo Federal, retirando 70 cláusulas que garantiam direitos a categoria, numa ação covarde em plena pandemia.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) junto aos sindicatos filiados tentam, desde o início de julho, dialogar com a direção dos Correios em torno da pauta de negociação. No entanto, além da empresa se negar a negociar, a categoria foi surpreendida desde o dia 1º de agosto com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, em uma atitude desumana impedindo tratamentos diferenciados e que garantem melhor qualidade de vida, pagamento de adicional noturno e horas extras.

Os trabalhadores também lutam contra a privatização dos Correios, o aumento descabido da contribuíção dos trabalhadores no Plano de Saúde, gerando grande evasão, e o descaso e negligência com a saúde e vida dos ecetistas na pandemia da Covid-19. Em uma verdadeira batalha judicial, a FENTECT e seus sindicatos tiveram que acionar a Justiça para garantir equipamentos de segurança, álcool em gel, testagem e afastamento dos grupos de risco e aqueles que coabitam com grupos de risco ou possuem crianças em idade escolar.

Diante de mais esse ataque aos trabalhadores e trabalhadoras, que  vem a se somar a vários outros já praticados pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro contra os direitos e conquistas do conjunto da classe trabalhadora como um todo, a diretoria do Sindicato  dos Bancários e trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região, ao tempo que se solidariza e apoia a greve dos valorosos funcionários dos Correios, repudia veementemente a forma covarde e desumana em que a direção da empresa tenta impor a sua política perversa de recursos humanos, com respaldo do governo federal.

Acreditamos no valor e na competência dos trabalhadores e das trabalhadoras dos Correios em todo o Brasil e na importância dessa empresa secular, um dos grandes patrimônios dos brasileiros, responsável por serviços essenciais do país, que o governo quer passar a iniciativa privada, o que também repudiamos veementemente.   

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região parabeniza a coragem da categoria em enfrentar a direção da empresa e o Governo Federal em busca da garantia de direitos e exige respeito a esses valorosos profissionais que prestam um serviço diário de extrema importância para a população brasileira.

 Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região

A diretoria


Notícias Relacionadas