Nas próximas terças-feiras, dias 22 e 29, a LBS Advogados, escritório que assessora juridicamente o Sindicato, convida os trabalhadores das estatais para um debate sobre as ameaças, pandemia e negociações coletivas. Os encontros, marcados para as 18h, serão transmitidos pelas redes sociais do Sindicato e da LBS. O primeiro ciclo tratará dos desafios da Caixa, dos Correios e da Petrobras.
A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), secretária-geral do Sindicato e diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara, representará os empregados da Caixa. Também participam deste ciclo Amanda Corcino, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do DF e Entorno (Sintect-DF), e Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP). A mediação do encontro ficará por conta dos advogados Laís Carrano e Paulo Roberto Alves da Silva.
Na próxima terça, dia 29, o debate tratará dos enfrentamentos dos trabalhadores do Banco do Brasil, Embrapa e Serpro, igualmente ameaçados pelo governo Bolsonaro.
Para Fabiana, “esses debates são importantes para socializar tanto as lutas de cada categoria mas também reforçar que as lutas estão interligadas. Quando um trabalhador perde, perdem todos os trabalhadores. Temos que ter unidade e mobilização contra esse desgoverno que está destruindo não só as estatais mas tirando direitos de toda a sociedade”.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília