Notícias

home » notícias

8 de Março de 2016 às 06:05

Negociações sobre a PLR não avançam no BRB


Brasília - Em nova rodada de negociação ocorrida nesta sexta (4) com o BRB, para continuar a discussão sobre a PLR para o ano de 2016, não houve avanços. O banco solicitou novo adiamento da discussão em função de não ter concluído análise das propostas colocadas em mesa nas negociações anteriores. Compreendendo que há um prazo razoável para a conclusão desta discussão (junho), o Sindicato não se opôs à proposta e, dessa forma, nova rodada de negociação sobre o tema foi marcada para dia 15 de março.

Na negociação, outros temas foram objeto de discussão, conforme seguem descritos a seguir:

1 – Necessidade de novos gerentes de negócio e de expediente – o banco afirmou que está em curso novo estudo para dimensionar o atendimento das agências. Segundo o BRB, somente ao término deste novo estudo será possível determinar se há ou não necessidade de novas funções de gerentes de negócio e de gerentes de expediente. Quanto à situação específica de gerentes de negócio, o banco afirmou que, havendo novas vagas, elas serão ocupadas observando-se a lista de espera originária do concurso interno para a função.

2 – Negociações com superendividados – há uma preocupação dos funcionários das unidades onde foram originadas as operações dos superendividados do GDF que estão sendo renegociadas com taxa de 1,2%: é que esta taxa, segundo diversos funcionários, pode gerar prejuízo para o banco, e eles questionam sobre a responsabilidade deste prejuízo, se impactará o resultado destas agências. O banco afirmou que o número de operações com estas características não supera 300 pessoas. Sobre se o “suposto prejuízo” será suportado pelas agências de origem da operação, o banco ficou de trazer resposta na próxima negociação, a ocorrer dia 15 de março. De antemão, o Sindicato compreende que não cabe às agências suportarem o prejuízo, caso ele ocorra, visto se tratar de uma decisão da diretoria do BRB. Além disso, o Sindicato cobrou do banco tratamento igual para funcionários do próprio banco que se encontram em situação semelhante. O banco afirmou que já está em estudo proposta para isso.

“Embora tenhamos discutido com o banco assuntos de interesse dos funcionários, o principal tema da negociação, a PLR do ano de 2016, foi mais uma vez adiada. O Sindicato cobra da instituição que na próxima reunião apresente uma proposta, pois não podemos, mais uma vez, ficar premidos pelo tempo para ter de discutir de maneira açodada um assunto importante como este. O banco, que havia demonstrado, a princípio, interesse em agilizar a discussão, agora repete a prática de atrasar as discussões sobre a PLR”, reclama o diretor do Sindicato Cristiano Severo.

Também estiveram presentes à negociação os diretores do Sindicato e funcionários do BRB Cida Sousa e Eustáquio Ribeiro.

Reunião dos delegados sindicais dia 15

Em função da nova data da negociação com o BRB, a reunião com os delegados sindicais, que estava marcada para esta segunda (7), foi adiada para o mesmo dia. 

*Atualizada às 11h34 de 7/3

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas