Em meio à pandemia de coronavírus, mais uma vez a maioria dos deputados decidiu retirar direitos dos trabalhadores. Na noite de terça-feira (14.04), por 322 votos favoráveis,122 contrários e duas abstenções, foi aprovada em sessão virtual a Medida Provisória 905 que, além de instituir a carteira de trabalho verde e amarela com retirada de direitos, altera a jornada dos bancários, permite o trabalho aos sábados, domingos e feriados e coloca em risco a PLR ao excluir os sindicatos das negociações.
Os deputados federais da bancada de Mato Grosso votaram pela Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apenas a deputada Rosa Neide (PT) se posicionou contra a proposta. Os deputados Carlos Bezerra (MDB), Dr Leonardo (Solidariedade), Neri Geller (Progressistas), Nelson Barbudo (PSL), Emanuelzinho (PTB) e José Medeiros (Podemos) votaram com Bolsonaro pela matéria.
“É importante ter ciência de como os parlamentares votaram nesta matéria para que eles nunca mais recebam o voto da classe trabalhadora, especialmente, da nossa categoria”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Clodoaldo Barbosa.
Todavia, lembra Clodoaldo Barbosa, “foi assinado um acordo aditivo assinado com os bancos, no final de 2019, que garante a neutralização dos efeitos da MP 905 para a categoria bancária até dezembro de 2020, pois já há uma CCT em vigor negociada por todas as partes, mas teremos um grande desafio para manter todas as nossas conquistas”.
Clique aqui para ver como votaram todos os deputados.
Votação no Senado
O projeto que vai para o Senado prevê incentivo para o primeiro emprego, com a redução de encargos trabalhistas; considera acidente de trabalho no percurso casa-emprego somente quando o transporte do empregador; e coloca acordos coletivos acima de jurisprudência e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O Senado Federal deverá votar antes do dia 20 para que não perca a validade.
O Sindicato orienta os trabalhadores a cobrarem dos senadores que votem contra a MP 905. A categoria também deve se manifestar votando NÃO na enquete do Senado sobre a MP 905.
Pressione os senadores eleitos por Mato Grosso, Clique aqui.
Participe da Consulta do Senado, Clique aqui.