Notícias

home » notícias

15 de Julho de 2020 às 08:22

Mais um caso de Covid-19 na Caixa, agora em Nova Alvorada do Sul


Na última quinta-feira, 09 de julho o sindicato recebeu a informação que uma funcionária terceirizada da Caixa Econômica, agência de Nova alvorada do Sul, havia testado positivo para o novo coronavírus.

Imediatamente a direção da entidade entrou em contato com a administração da agência, marcando uma conversa virtual na mesma data, quando houve a confirmação da informação. Participaram da reunião pelo sindicato, o presidente Carlos Longo, o vice Raul Verão, além do Secretário Geral e funcionário da CAIXA, Edson Rigoni.

Carlos Longo questionou o administrador da agência sobre os procedimentos que estavam sendo adotados pela empresa, cobrando inclusive o fechamento da mesma por medida de segurança aos demais funcionários e clientes, sendo informado que o local seria higienizada na mesma data, com afastamento da funcionária infectada, seguindo o protocolo de orientação da CAIXA.

Também foi questionado sobre a testagem dos funcionários e demais terceirizados e sobre o afastamento dos que tiveram contato próximo com a “infectada”, o administrador informou que estava sendo providenciado. Também foi cobrado que caso algum funcionário venha apresentar sintomas de gripe ou resfriado que seja afastado imediatamente não ficando aguardando pelo resultado do exame.

Caso foi parar na delegacia e Secretário de Saúde do Município procurou o Sindicato

Na sexta-feira (10) o sindicato foi contactado pelo Secretário de Saúde de Nova Alvorada do Sul, Oliveira Sergio Borges, solicitando uma reunião para tratar do assunto.

O encontro (foto ao lado) aconteceu no início da noite na sede da entidade, quando o secretário denunciou a recusa da CAIXA em cumprir as determinações do Decreto Municipal que determina, em casos de contaminação, a desinfecção do estabelecimento com colocação de todas as pessoas daquele local em quarentena de 10 dias para que, após este período, o poder público municipal faça a testagem dos mesmos, que dando negativo sejam liberados para voltar ao trabalho.

Ainda segundo o secretário, ele tentou notificar todos os funcionários para que cumprissem a quarentena, sendo que houve recusa no recebimento da referida notificação. Mesmo assim o documento foi lido e entregue na presença de duas testemunhas. Em ato seguinte, uma representante da secretaria de saúde foi a Delegacia de Polícia e registrou Boletim de Ocorrência (BO) denunciando o descumprimento da empresa ao Decreto Municipal e que a partir de então a questão é judicial. Confira cópia do BO no final da matéria.

A direção do sindicato por sua vez esclareceu que desde o início da pandemia o movimento sindical tem feito gestão junto a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e, individualmente com cada uma das empresas, na busca por medidas no sentido da preservação da saúde e da vida dos trabalhadores bancários, terceirizados e clientes dos bancos, que a maioria das medidas tomadas até agora só foi possível depois das cobranças feitas pelo Comando Nacional dos Bancários.

Por fim, o sindicato deixou claro que defende a quarentena de todos os trabalhadores, como determina o Decreto de Nova Alvorada do Sul, que é o aconselhado pelas autoridades de saúde e, inclusive cobrou da administração desta agência, como das outras que já tiveram caso de contaminação, mas que infelizmente o interesse financeiro tem ficado sempre à frente da proteção de quem está na linha de frente da produção dos elevadíssimos lucros dessas corporações.

CLIQUE AQUI e assista o vídeo, do secretário de saúde falando do caso ao site “alvoradainforma”, o vídeo começa a 1:11 minuto.

A CAIXA se limitou a soltar uma nota no mesmo site. CLIQUE AQUI E VEJA      

Abaixo cópia do BO (Boletim de Ocorrência)


Fonte: Sindicato dos Bancários de Dourados e Região


Notícias Relacionadas