No último sábado, 10 de dezembro, a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues, participou da live que debateu sobre o tema “Revisão da Vida Toda para Bancários”, junto das advogadas especialistas em Direito Previdenciário, Carolina Centeno e Gabriela Biguelini do escritório Arraes e Centeno.
A live falou sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que aprovou a revisão que permite que os aposentados usem todos os salários recebidos para calcular o valor da aposentadoria. A decisão, no entanto, não vale a pena para todo mundo e exige cuidados, por isso, foi realizado o bate papo para esclarecer dúvidas sobre o tema.
A conversa teve como principal objetivo, esclarecer as dúvidas dos trabalhadores a fim de saber quem tem direito a essa Revisão e para quem é vantajoso.
A revisão de aposentadoria da Vida Toda costuma ser positiva no histórico de bancários e bancárias que trabalharam antes de 1994, com salários altos ou limitados ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Devem fazer os cálculos da Revisão da Vida Toda os segurados que:
- começaram a contribuir com o INSS antes de 1994;
- recebeu o primeiro pagamento do benefício nos últimos dez anos ;
- se aposentou pelas regras anteriores à reforma da previdência.
Até o momento, os cálculos só podem ser revistos na Justiça. O INSS informou que somente após a publicação da decisão do STF sobre o acórdão é que definirá os procedimentos administrativos para que os segurados possam iniciar processos administrativos junto à Previdência Social.
Se você perdeu a live, ainda é possível acessar e assistir a conversa acessando o link.