O Sindicato recebeu denúncias de que havia um trabalhador na Ditec do BRB cujo parente com quem convive testou positivo para Covid-19, sendo que o empregado foi afastado posteriormente. O problema, porém, é que ele passou vários dias em contato com os funcionários do setor, compartilhando objetos e usando o mesmo frigobar. Tudo isso agravado pelo fato de ocorrer num ambiente, de acordo com as denúncias, com higiene precária.
Diante disso, o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa esteve na Ditec nesta quarta-feira (13) e conversou com os diretores envolvidos, dialogando e questionando o motivo da não aplicação do Protocolo 2, que diz:
“2. Isolamento com trabalho remoto, via VPN:
a) Unidades com casos suspeitos ou diagnosticados: A Gevit comunicará ao gestor da unidade os casos suspeitos ou diagnosticados para adoção das seguintes medidas:
– O empregado diagnosticado ficará afastado com licença saúde;
– Os empregados do grupo da unidade serão isolados para trabalho remoto;…”
Após a conversa, o dirigente sindical entrou em contato com o diretor da Ditec, que prontamente entendeu a questão e deu apoio à ação, juntamente com a Superintendente Supro e com a gestão da BRB Serviços. Houve o entendimento de aplicação do protocolo e retirada dos trabalhadores do local, preservando a segurança deles, o que é ainda mais importante, pois em alguns casos há pessoas do grupo de risco em suas famílias.
Assim, o Sindicato conduziu os trabalhadores até a saída da Ditec, onde eles agradeceram a pronta ação do Sindicato na defesa da vida das pessoas.
“Essa situação dos nossos trabalhadores da Ditec evidencia os perigos de um retorno ao trabalho em um cenário onde a pandemia do Covid-19 aumenta cada vez mais, ou seja, o gestor que toma a atitude de retorno irresponsável, coloca o trabalhador em risco de vida direto, pois não há remédio ou vacina contra o Covid-19”, afirma o diretor Ronaldo Lustosa.
Mais denúncias de infecção
Os demais funcionários do BRB, sabendo da ação do Sindicato na Ditec, enviaram várias denúncias sobre casos confirmados de Covid-19 em unidades do banco, tanto nas agências quanto na sede do banco.
“Hoje tivemos os diretores da Fetec-CUT/CN Samantha Souza e Ivan Amarante verificando denúncias de alguns casos de Covid-19 no banco e, juntando com as denúncias recebidas na ação na Ditec, percebemos alinhamento das informações repassadas pelos nossos funcionários” informa Ronaldo.
Todos os casos denunciados serão tratados junto ao banco, e será cobrada responsabilidade dos envolvidos, caso seja constatada omissão da gestão nas medidas de segurança que visam a proteção da vida.
A diretoria do Sindicato está trabalhando constantemente na guerra contra o Covid-19 e na proteção da vida dos bancários. E reforça a importância das denúncias feitas pelos funcionários, sem deixar de agradecer imensamente pelo apoio, carinho e ajuda nessa guerra tão difícil.