Notícias

home » notícias

5 de Setembro de 2016 às 14:44

Grupo de aprovados em concurso internodo BRB se reúne no Sindicato


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Reuniu-se no Sindicato na noite de sexta-feira (2) um grupo de funcionários do BRB que foram aprovados no concurso interno para gerentes de Negócio. Segundo informações do próprio grupo, do total de aprovados ainda restam 48 no aguardo da efetivação.

Na reunião, os aprovados solicitaram que seu concurso interno continue valendo até que todos sejam efetivados. Desta forma, o banco não faria nova seleção para a função antes de esgotar a lista de espera existente hoje. Eles também defenderam que continue a valer a prioridade deles nas substituições de gerentes de negócio nas unidades em que estejam lotados. Trata-se de cobrar do banco que permaneçam as regras aceitas por ele próprio (o banco) que, em negociações anteriores, assegurou a validade do concurso interno, a não realização de nova seleção antes da efetivação de todos os classificados e ainda a prioridade na substituição. Isto inclusive está no acordo coletivo em vigor.

A preocupação do grupo decorre de mensagem interna do banco indicando que o concurso perderá a validade ao final deste ano de 2016. De fato, em mesa de negociação, o BRB apresentou esta proposta, que foi rechaçada pelo Sindicato.

O banco, na negociação, argumentou que estes aprovados estariam defasados e não mais teriam uma plena capacidade de exercer a função. Esta argumentação é estapafúrdia, primeiro porque todos eles, constantemente, estão substituindo a função de gerente de negócios, tendo contato com toda e qualquer nova orientação sobre a função a ser desempenhada; segundo porque aquilo que se aprende jamais se perda; e terceiro porque se isso fosse verdade, todos os comissionados do banco teriam de tempos em tempos se submeter a novos processos seletivos, pois, com o passar do tempo, aquilo que aprenderam anteriormente estaria defasado.

O único aspecto que tem coerência na afirmação do banco, e com a qual o grupo concorda, é a necessidade de renovação da certificação CPA, 10 ou 20, pois o próprio órgão regulador cobra isso. Mas de todos e não apenas de quem ainda não foi efetivado.

Sobre este assunto, importante ressaltar que o presidente do banco, Vasco Gonçalves, em reuniões em diversas agências, assegurou a permanência do que foi ajustado anteriormente com estes funcionários: a validade indeterminada do concurso, a não realização de nova seleção antes da efetivação de todos, e ainda a prioridade nas substituições nas agências em que estejam lotados enquanto não se tornam efetivos.

“O Sindicato reitera a defesa da reivindicação do grupo de aprovados no concurso interno para gerentes de negócio. Isto é, além de justiça para com este grupo de funcionários que já demonstraram sua capacidade, visto que foram aprovados em provas de conhecimentos e estágio, é uma atitude inteligente, pois recursos já foram gastos com este grupo, que está absolutamente apto a assumir as funções para as quais foram aprovados”, comenta Cida Sousa, diretora da Fetec-CUT/CN.

“Ademais, não basta o banco prorrogar a validade do concurso. É urgente efetivar estes funcionários, pois estão prontos para contribuir com o banco, especialmente neste momento em que se necessita de criatividade e força nova para alavancar negócios, algo de que o BRB tanto precisa”, conclui Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato.


Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas