Notícias

home » notícias

7 de Outubro de 2015 às 09:18

Greve dos Bancários em Mato Grosso atinge mais de 200 agências

Bancários de Mato Grosso cruzam os braços e aguardam uma proposta decente


Cuiabá MT - Greve é a resposta dos trabalhadores a proposta desrespeitosa dos banqueiros. Os bancários de bancos públicos e privados iniciam greve por tempo indeterminado nesta terça-feira, 6 de outubro, em todo o País. 

As agências bancárias de Cuiabá e Várzea Grande estão paradas mais de 90% e no interior a adesão também está forte. O movimento deve crescer em  outras regiões do Estado ao longo dos próximos dias. A expectativa é que a greve seja uma das mais fortes dos últimos anos, principalmente para  arrancar uma proposta digna da federação dos bancos, já que os banqueiros ofereceram  apenas 5,5%, um dos piores índices dos últimos anos, o que deixou a categoria muito insatisfeita. O índice representa perda real de 4% para os salários e demais verbas da categoria, já que a inflação acumulada no período ficou em 9,88% (INPC).

Outra proposta rechaçada pelos bancários foi o abono de R$ 2,5 mil o qual não se integra ao salário, incide imposto de renda, INSS e representa total retrocesso em relação aos últimos anos. Entre 2004 e 2014, os bancários conquistaram, com muita mobilização, 20,7% de ganho real nos salários e 42,1% nos pisos.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, José Maria Guerra, que faz parte da coordenação do Comando Nacional dos Bancários, a atitude dos bancos é desrespeitosa e afronta a categoria. “ Esta é a pior proposta dos últimos anos, uma  proposta rebaixada apresentada por setor que teve um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado. São gananciosos, e  diante dessa afronta a única resposta da categoria só poderia ser realmente greve", afirma ressaltando que a greve é para deixar claro que Exploração não tem Perdão, conforme o tema da Campanha Nacional Unificada 2015.

Na última sexta-feira (2) o Comando Nacional enviou um oficio à Fenaban, para oficializar a aprovação de greve nacional unificada pela categoria. Na quarta-feira (30), o Comando já havia informado à Fenaban que está disposto a retomar negociações, desde que os bancos apresentem proposta que contemple as reivindicações dos trabalhadores, mas não houve nenhuma movimentação da parte dos bancos.

Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da redação


Notícias Relacionadas