Notícias

home » notícias

14 de Outubro de 2015 às 15:51

Greve atinge 250 bancos em MT e avança no interior


Crédito: SEEB/Mato Grosso

Cuiabá MT - Hoje, quarta-feira (14/10) os representantes do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso  (SEEB/MT) anunciaram o fechamento de todas as agências bancárias do município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.

Este já é resultado do trabalho da direção do Sindicato que se iniciou nesta segunda semana de Greve Nacional. A comissão irá percorrer as agências dos municípios de Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde.  

De acordo com o secretário de saúde e condições de trabalho, Clodoaldo Barbosa, todas as agências bancárias do município de Sorriso estão fechadas e o motivo é uma só. “Todos estão indignados com a proposta indecente de 5,5% e abono salarial apresentada pelos banqueiros dos banqueiros”, afirma.

“Até o momento, além dessa proposta que nos impões perdas salariais, só ouvimos não as reivindicações sociais. Os bancos só têm lucrado com a nossa produtividade, por isso cobramos valorização e melhores condições de trabalho. Queremos proteção ao emprego e à saúde, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.”, ressalta Clodoaldo Barbosa, sobre o tom da conversa com os bancários.

Números da Greve

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado no dia 6 de outubro, depois de cinco rodadas de negociação, na última das quais, dia 25 de setembro, os bancos apresentaram a proposta de 5,5% de reajuste (o que é 4% a menos que a inflação) e um abono de R$ 2.500,00, ignorando completamente as reivindicações sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade.

Nos últimos 11 anos seguidos, com as mobilizações e greves, como estão acontecendo agora, a categoria bancária conquistou ganhos reais, acumulando 20,7% de ganho acima da inflação nos salários e 42,1% no piso salarial.

Segundo informação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários, no primeiro dia de greve, haviam sido fechadas 6.286 unidades em todo o país e agora, neste nono dia de greve são mais de 11.437 agências em todo o Brasil.

Em Mato Grosso são mais de 250 agências Bancárias fechadas. Além das agências bancárias de Cuiabá e Várzea Grande, a greve avançou nos municípios de: Barra do Bugres; Cáceres; Lucas Do Rio Verde; Nobres; Tangara da Serra; Sorriso; Nova Olímpia; Nova Mutum; Alta Floresta; Pontes e Lacerda; Mirassol D’ Oeste; Sinop; Guarantã do Norte; Juína;  Juara; Poconé; Peixoto de Azevedo; Colíder; Sapezal; Rosário Oeste; Diamantino; Matupá; Campos de Julio; Vera; Denise; Jauru; Poxoréu; Campo Novo do Parecis; Santo Antonio Leverger; Nortelândia; São Jose dos 4 Marcos; Chapada dos Guimarães; Rondonópolis; Barra do Garças; Àgua Boa e Vila Bela S.Trindade

Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da redação


Notícias Relacionadas