A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) fixou o quantitativo do quadro de pessoal próprio do Banco do Brasil em 102.681 funcionários. A portaria foi publicada nesta terça-feira (31) no Diário Oficial da União (imagem acima). A medida envolve empregados efetivos, cedidos ou disponibilizados para outros órgãos, comissionados e temporários, entre outros.
De acordo com a portaria, “compete à empresa gerenciar seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite estabelecido, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes”.
“Ano a ano, o quadro de funcionários do Banco do Brasil tem diminuído, mostrando o descaso da administração do banco quanto às demandas de reposição das vagas decorrentes de programas de desligamento e de ausência de concursos públicos e quanto à expansão da atuação do BB como banco público para prestar bom atendimento à sociedade brasileira”, pontua a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho.
Aumento de capital
O BB também convocou assembleia geral ordinária e extraordinária para o dia 30 deste, para eleger membros do conselho de administração e votar uma proposta de aumento de capital de R$ 23 bilhões, que prevê utilização de parte da reserva para margem operacional.
Fonte: Seeb Brasília, com informações do Valor Econômico