O governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha (MDB), atendeu nesta quarta-feira (18) à reivindicação do Sindicato e, por decreto, suspendeu o atendimento ao público presencial nas agências, em todos os bancos, privados e públicos, por pelo menos 15 dias a partir desta quinta-feira (19) em todo o Distrito Federal.
O decreto do governador (n° 40.537) foi divulgado em edição extra do Diário Oficial do DF ainda nesta quarta. Desde as primeiras notícias dando conta da ocorrência dos primeiros casos da doença em Brasília, o Sindicato vem cobrando dos bancos e do GDF medidas para barrar a proliferação do novo coronavírus, de modo a proteger bancários, clientes e usuários.Veja o decreto:
“Seguiremos mediando junto ao governador para que contemple também os prédios e concentrações administrativas, implementando a modalidade do teletrabalho, porque nesses locais existem situações concretas de possibilidade de transmissão do vírus”, reforça o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, destacando que a entidade já havia enviado ofício ao GDF nesta quarta requerendo a suspensão de todas as atividades bancárias no DF por conta da pandemia do novo coronavírus. “Na semana passada, quinta 12, o Sindicato já havia notificado todas as instituições financeiras sobre a importância de adotar medidas para inibir a propagação do COVID-19. Tivemos reunião com o Comando Nacional na segunda 16 e conquistamos o comitê de crise e outras providências. Durante todos estes dias estamos sendo incansáveis em conseguir a adoção de medidas para combater a pandemia,” completa o presidente do Sindicato.
Confira o ofício enviado pelo Sindicato ao governador do DF nesta quarta:
Ofício protocolado junto ao GDF, por intermédio do deputado distrital Chico Vigilante (PT)
Renato Alves
Do Seeb Brasília