Notícias

home » notícias

8 de Agosto de 2016 às 09:42

Funcionários rejeitam proposta do Sicoob/RO e ACT se tornará Dissídio Coletivo


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - Os funcionários das cooperativas de crédito pertencentes ao sistema Sicoob, reunidos em assembleia geral no último dia 4/8, na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) em Porto Velho, voltaram a rejeitar, por unanimidade, o índice de 9,47% (algo que se aproxima apenas reposição da inflação, que gira em torno de 9 a 10%) tanto nos salários quanto nos tíquetes, apresentado como proposta final dos patrões.

Novamente os trabalhadores entendem que esta proposta não representa nenhum avanço para a categoria no Acordo Coletivo 2016/2017. O tíquete-alimentação, que atualmente é de R$ 22 ao dia, passaria, portanto, para meros R$ 24,10.

Esta foi a segunda vez que os cooperativários rejeitam a proposta do Sicoob. Na primeira, além de rejeitarem os índices oferecidos, exigiram a reabertura das negociações, mas os representantes patronais se mantiveram irredutíveis e voltaram a afirmar que esta era a proposta final, sem chances de novas tentativas de entendimento.

Como o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) não foi celebrado via mesa de negociação, agora o assunto deverá ser decidido via Justiça do Trabalho, por meio de Dissídio Coletivo.

"Lamentamos que os representantes patronais tenham mantido essa postura de não querer reabrir as negociações e mantiveram estes índices que não contemplam as reivindicações dos trabalhadores, o que representa uma clara falta de valorização com estes que são os principais responsáveis pelo crescimento das cooperativas de crédito no Estado", avaliou Antônio Tavares, diretor de Cooperativas do SEEB-RO.

 

Fonte: SEEB-Rondônia

Notícias Relacionadas