Em assembleia geral realizada na tarde de terça-feira (27/6), no auditório da sede administrativa do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), em Porto Velho, os funcionários do Sicoob Norte aprovaram, por unanimidade, as propostas dos representantes patronais para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025 da categoria.
A proposta é composta de:
Além disso os cooperativários aprovaram a propositura da taxa negocial de 2,5%, que será descontada dos salários, uma vez por ano, tão logo o ACT seja assinado entre o SEEB-RO e os empregadores.
“Estamos convictos de que os cooperativários aprovaram, hoje, um bom acordo, pois lembremos que não houve avanços na primeira rodada de negociação com o sistema, no dia 13 de junho, mas, com o decorrer das negociações, conseguimos alcançar estes índices que os próprios trabalhadores entenderam justos e razoáveis, e por isso foram aprovados por todos os participantes da assembleia”, avaliou Ivone Colombo, presidenta do SEEB-RO.
Para o secretário de Cooperativas do Sindicato, Antônio Tavares, a aprovação por unanimidade confirma que as pautas apresentadas pelos representantes patronais, embora não contemplem totalmente a pauta de reivindicação apresentada pelos trabalhadores, atendem os pontos considerados essenciais para todos.
“Rejeitamos, ainda em mesa, o que nos foi apresentado, pelo sistema, na primeira rodada de negociação. Contudo, após muito diálogo, chegamos a estes índices que entendemos justos e aceitáveis, e a votação maciça pela aprovação apenas comprova isso. Ainda não é um paraíso, mas é, de fato, um bom acordo para os trabalhadores do Sicoob Norte”, destacou Tavares.