Ministrado pelo Educador Sindical e Professor Historiador da UERJ/RJ, Helder Molina, o curso objetivou levar aos participantes noções básicas na técnica de construção de argumentos na produção de textos, produção do conteúdo da linguagem, argumentação, persuasão, retórica, uso do corpo, da voz, gestos e movimentos, também abordou sobre o papel da mídia e das redes sociais como ferramentas de organização e ação política.
Além da participação dos diretores/as do Sindicato dos Bancários, a formação sindical contou, ainda, com os companheiros/as do Sintracom (Sindicato da Construção de Dourados), Simsemi (Municipais de Itaporã), Sintef/UFGD de Dourados, além de membros dos DCEs da UEMS e da UFGD. Foram ao todo 30 participantes.
O Curso foi custeado pela Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec/CUT/CN), por entender que na disputa de hegemonia ideológica, política e social, a formação e a comunicação são instrumentos fundamentais para consciência de classe e ação política dos trabalhadores.
Neste contexto a FETEC/CUT-CN, tem dado sua contribuição disponibilizando em seu orçamento anual recursos para ajudar os sindicatos de sua base de atuação a realizar cursos de formação de seus dirigentes.