O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, decretou no final da tarde desta quinta-feira (14) resultado da assembleia dos funcionários do Santander, que teve 124 participantes, dos quais 114 favoráveis à aprovação da proposta (91,94%), 4 contrários (3,23%) 6 abstenções (4,84%).
“É uma realidade extremamente complexa, com duríssimos ataques aos trabalhadores perpetrados por reformas trabalhistas e atos executivos (MPs) totalmente liberalizantes e atentatórias aos direitos. O que se agrava ainda mais face ao estado de calamidade provocado pela Covid-19. Contudo, sinaliza para novos processos de participação e engajamento das bancárias e bancários na luta pelos direitos, tornando-os ainda mais efetivos. Agradecemos a importante e significativa participação dos colegas do Santander,” ressalta Kleytton Morais, presidente do Sindicato.
A aprovação da assembleia garantiu a renovação do acordo coletivo de trabalho (ACT) com cláusulas gerais e termos de compromisso com vigência de 01/09/2020 a 31/08/2022.Também estabelece o programa próprio intitulado Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), com vigência de 01/01/2020 a 31/12/2021, e ainda o Termo de Compromisso Banesprev 2020/2022 e o Termo de Compromisso Cabesp 2020/2022, a serem celebrados com o banco.
Para o dirigente sindical da Fetec-CUT/CN e funcionário do Santander José Anilton, a renovação do ACT por dois anos é uma importante conquista garantida pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander no final de abril e representa a proteção de todos os direitos dos colegas. Uma importante conquista, segundo ele, considerando a conjuntura de ataques aos direitos dos trabalhadores e o cenário de crise econômica e sanitária que atinge todos os países, em especial o Brasil.
“Venho aqui parabenizar aos funcionários do Santander de Brasília pela importante demonstração de apoio à assembleia realizada nos dias 13 e 14, a qual foi importantíssima para a manutenção dos direitos conquistados pelos sindicatos. O aditivo mantém os benefícios que são conquistas de muitas lutas, e pelo cenário que atravessamos, torna-se ainda mais efetivo e importante. Mais uma vez, agradeço a participação de todas e todos”, destaca o diretor da Fetec-CUT/CN.
Da Redação