A pauta de reivindicações aprovada pelos bancários de todo o país no sábado (18), durante a 22ª Conferência Nacional, e ratificada pelos trabalhadores de Brasília em assembleia virtual encerrada nesta terça (21), será entregue à Fenaban (federação dos bancos) pelo Comando Nacional nesta quinta-feira (23), às 14h30, em São Paulo.
Entre os principais itens aprovados pela categoria para a Campanha Nacional 2020 estão aumento real de 5%; PLR de 3 salários mais parcela fixa de R$ 9.360,75; cláusula nova garantindo direitos e condições de trabalho para a realização do home office; e a contribuição negocial no mesmo modelo de 2018, além da manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Assembleia referenda minuta
A assembleia geral remota, que teve início na segunda (20) e foi encerrada na terça (21) para deliberar sobre a minuta da pauta de reivindicações e a minuta de pré-acordo de negociação da categoria bancária, teve excelente participação. A consulta teve 1.015 votos, sendo aprovada por mais de 93% dos participantes.
“O nível de adesão da categoria demonstra a preocupação de todos com o cenário e atesta a confiança que os trabalhadores depositam na nossa representação, na diretoria”, ressalta o presidente do Sindicato, Kleytton Morais. Ele observa que, sem dúvidas, essa participação seria muito maior caso os bancos houvessem disponibilizado a base de funcionários. “Ainda assim, muitos colegas – com comprometimento e paciência – contornaram as dificuldades, fizeram o auto cadastro e votaram”.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília