Os funcionários do Banco do Brasil, da ativa e os aposentados, elegerão parte da diretoria e dos conselhos deliberativo e fiscal da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi, entre os dias 16 a 27 de março.
A eleição é feita por chapas, sendo que cada associado votará duas vezes: em uma chapa para a Diretoria e Conselho Deliberativo e em outra chapa para o Conselho Fiscal.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - CONTRAF, através de sua direção, apoia e indica o voto na Chapa 4 - “Viver Cassi” para a Diretoria e Conselho Deliberativo e a Chapa 33 – “Viver Cassi” para o Conselho Fiscal. As chapas são compostas por companheiras e por companheiros ligados ao movimento sindical e às entidades associativas do funcionalismo do BB.
No final do ano de 2019 os associados aprovaram a mudança estatutária na Cassi, o que garantiu o aporte de R$ 1 bilhão pelo banco e o pagamento, por parte do patrocinador, de 3% mensais sobre cada dependente de associado da ativa. Este acordo foi negociado pela CONTRAF, Anabb, AAFBB e pela Federação das Associações dos Aposentados, e aprovado por 2/3 de votos favoráveis. O acordo equilibrou as finanças e livrou a Cassi da intervenção que colocaria o futuro da entidade em risco.
Nesta eleição, está em jogo a sustentabilidade da Cassi no longo prazo. A Chapa Viver Cassi é contra novos aumentos de contribuição e defende uma gestão pautada na racionalização das despesas com melhoria no atendimento. É preciso renegociar contratos com clínicas e hospitais credenciados, dar continuidade à implantação da Estratégia Saúde da Família - ESF, agilizar o atendimento, investir em programas de saúde, dentre outras medidas.
A Chapa Viver Cassi defende uma gestão eficiente e que invista os recursos dos associados de maneira correta. A solidariedade, pedra de toque da Cassi, tem de ser preservada. Todos devem ter o mesmo atendimento, segundo as necessidades de tratamento de cada um. Quem ganha mais, paga mais, e quem ganha menos, paga menos, de maneira proporcional ao salário.
As eleições ocorrem entre os dias 16 e 27 de março de 2020
A votação acontecerá pelo site da Cassi, www.cassi.com.br, pelo aplicativo da Cassi ou pelos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil. Os associados da ativa podem, também, votar pelo SISBB.