Do lado de fora, os aplicativos de clima indicavam 33º C em Belém, mas do lado de dentro da agência Marco da Caixa Econômica, em Belém, a sensação térmica era muito maior.
Sem central de ar, devido a instalação de um novo equipamento, ontem (19) o expediente bancário foi em pleno calor. Com receio de ter que trabalhar mais um dia em condições insalubres, funcionários e um cliente denunciaram o problema ao Sindicato.
“No mesmo dia entramos em contato com o setor responsável do banco. A mudança de central de ar é super necessária, uma vez que são modelos antigos, mas o ideal é o trabalho ser feito fora do expediente bancário ou que se deixe pelo menos uma central funcionando, como ocorreram em outras agências. Solicitamos o remanejamento de parte da equipe para home office ou outras unidades, contingenciamento do atendimento, ar condicionado portátil ou pelo menos um ventilador para cada funcionário até que a nossa central fosse instalada”, comenta a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.
Por telefone, além de solicitar providências, a dirigente informou que estaria pessoalmente, na manhã desta sexta-feira (20), acompanhada de mais dirigentes sindicais, Vera Paoloni, Cristiane Aleixo, Sérgio Trindade, Suzana Gaia e Gilmar Santos, para verificar pessoalmente se a reivindicação foi atendida.
“Normalmente o Sindicato realiza o fechamento da unidade quando há situação que inviabiliza boas condições de trabalho, mas como a maioria dos colegas preferiu ficar na unidade e a Caixa atendeu as nossas solicitações para amenizar o transtorno, como liberar os colegas mais cedo hoje, foi mantido o atendimento dos clientes em situações inadiáveis”, conta a diretora de bancos federais e também bancária da Caixa, Cristiane Aleixo.
Entre telefonemas, prazos e reiterações do pedido feito no dia anterior com a Superintendência e a Gilog, por volta de 10h30, oito ventiladores de coluna chegaram à unidade. “Depois de ontem, felizmente hoje os colegas não irão trabalhar nas mesmas condições, que ainda não é a ideal, mas segundo o banco, na próxima segunda-feira, a nova central estará em pleno funcionamento”, finaliza Tatiana Oliveira.
Se na tua agência estás enfrentando problemas semelhantes ou outros relacionados às condições de trabalho, procure o Sindicato imediatamente. As denúncias podem ser feitas via Whatsapp Bancário (91) 98426-1399, redes sociais ou pelo aqui pelo site, tua identidade será preservada.
Fonte: Bancários PA