A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (Sintraf-Ap), participa do curso de Formação de Formadores Iniciais (FFI) da Escola Sindical Chico Mendes da Amazônia do Programa de Plano Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O objetivo da ação é contribuir na compreensão das trabalhadoras e trabalhadores sobre a história do movimento, o surgimento do "novo sindicalismo", a criação da CUT e questões conjunturais. Além de refletir, debater e traçar estratégias de fortalecimento, organização e representação e sobre a realidade atual da classe trabalhadora.
O presidente do Sintraf-Ap e funcionário do Banco do Brasil, Samuel Bastos, falou sobre a importância desse tipo de atividade na formação social do trabalhador. “A formação nos atualiza e nos anima a continuar na luta, e por meio da educação popular com interação das mais diversas categorias podemos trocar informações e experiências que sem dúvidas farão diferença na atuação e representação dos trabalhadores,” reflete o dirigente.
Os 4 dias de curso tiveram início na quinta-feira, (29), e encerram no sábado dia 1º de abril. A programação conta com acolhimento aos participantes e mística de abertura, apresentação dos módulos, atividades de análise de conjuntura, debates, construção de murais, esclarecimento de termos técnicos, apresentação de vídeos, seminários, interação entre as entidades sindicais, com seus assuntos voltados a temáticas de gênero, classe, sexualidade e educação popular.
“Diante do atual cenário político, social e cultural brasileiro é um privilégio participar do processo formativo que a Escola Chico Mendes em parceria com a CUT Nacional nos proporciona. Ter a oportunidade de descobrir e desenvolver as habilidades que temos para ajudar o próximo também fazer o mesmo, e além disso, se reconhecer na luta com consciência de classe,” comenta a Diretora de Comunicação do Sintraf-Ap e funcionária do Itaú, Janaína Figueiredo.
O evento que acontece na Sede Campestre do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep), no bairro da Fazendinha, em Macapá, é voltado para dirigentes sindicais, delegados de base, novos dirigentes e todos aqueles interessados em participar do movimento. Estão presentes representantes da CUT, e outros sindicatos da sub-região do Amapá e Pará.