Notícias

home » notícias

5 de Maio de 2017 às 14:35

Defesa do SUS e saúde do trabalhador serão temas de seminário


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Para cumprir com o objetivo do Fórum de Saúde dos Trabalhadores Bancários, de socializar o conhecimento produzido por entidades e especialistas em melhoria da saúde do trabalhador, a CUT Brasília e o Sindicato estão organizando o seminário “(Des) Caminhos da Saúde no Brasil: Cenários e Perspectivas”.

O evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio, com a participação de especialistas em questões que visam melhorar a qualidade da atenção à saúde, garantir a sustentabilidade das operadoras de planos de saúde de auto-gestão e discutir políticas em defesa da saúde dos trabalhadores. Será proposta uma leitura crítica das três décadas do Sistema Único de Saúde (SUS) e as perspectivas para o Sistema nos próximos anos, enfatizando que a defesa do SUS é essencial na proteção da saúde do trabalhador e é uma questão de saúde pública.   

Nos dois primeiros dias do evento, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul, Bloco A), serão realizados debates voltados para dirigentes dos sindicatos filados à Fetec-CUT/CN, à CUT-DF, à CTB-DF, ao PCO, às entidades representativas dos empregados e aos gestores dos planos de saúdes dos bancários. No dia 24, o seminário acontecerá durante a VII Conferência dos Conselhos de Usuários da Cassi-DF.

O Fórum

Proposto pelo Sindicato, o Fórum de Saúde dos Trabalhadores Bancários foi instalado como uma forma de disseminar informações sobre a proteção da saúde do trabalhador. Também pretende formar e orientar os trabalhadores sobre as intervenções no campo da saúde a partir das organizações sindicais; possibilitar o acesso ao conhecimento para dirigentes sindicais e propiciar maior interação entre as entidades, as instituições de estudos e pesquisas nas áreas da saúde e serviço público responsáveis pela avaliação das condições de trabalho.

Programação

A abertura do evento, na segunda (22), contará com a participação da deputada Federal Erika Kokay e de representantes do Cerest-DF e da CTB-DF, além dos presidentes da CUT Brasília, Rodrigo Britto, e do Sindicato, Eduardo Araújo. Na ocasião, será exibido o filme “Sicko, SOS Saúde”, do diretor Michael Moore (2007).

No dia seguinte (23), serão realizados três painéis. Do primeiro, “(Des) Caminhos da Saúde no Brasil: Cenários e Perspectivas”, participam o médico Eduardo Azeredo Costa, doutor em epidemiologia pela Universidade de Londres e consultor em vigilância epidemiológica pela Organização Mundial de Saúde; a médica Ana Costa, doutora em Ciências da Saúde e integrante do Grupo de Pesquisa e Análises de Política de Saúde no Brasil (2013-2017); e o militante e defensor da saúde do trabalhador Arnaldo Marcolino da Silva Filho, diretor do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat).

Em seguida, no painel “Faces da Saúde”, contribuirão para o debate o economista Carlos Octávio Ocké-Reis, doutor em Saúde Coletiva (Uerj) e técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); o psicólogo Henio Braga Junior, gerente executivo de Planos de Saúde da Cassi; e o médico Flavio Goulart, professor da universidades federal de Minas Gerais, Uberlândia e da UnB.

Será apresentado, ainda, o painel “Saúde do Trabalhador”, com a especialista em direito público e saúde mental Luciana Veloso Baruki, auditora fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social no combate ao assédio moral organizacional; a coordenadora-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baeta; e a cientista social Ana Paula Bragança dos Santos, especialista em tanatologia e vigilância em saúde, trabalho e direito.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas