Notícias

home » notícias

22 de Julho de 2019 às 08:23

Começa o 10º Congresso dos Bancários do Estado de Rondônia


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - O 10º Congresso dos Bancários do Estado de Rondônia (COBAN) realizado neste sábado, 20 de julho, na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO), em Porto Velho, e que é a oportunidade anual dos bancários dos bancos públicos e privados da capital e do interior debater temas de fundamental importância para os trabalhadores - como a reforma da previdência, a conjuntura nacional e as Medidas Provisórias do governo que atingem diretamente a rotina do trabalhador e do movimento sindical - começou às 9 horas com a formação da mesa de abertura.

Em seu discurso inicial, o presidente do Sindicato José Pinheiro elogiou os trabalhadores que sacrificaram o fim de semana para participar desse que é considerado um dos principais eventos da categoria bancária no ano.

“A gente sabe como é difícil estar aqui. Alguns vêm de muito longe para vir aqui e discutir esse cenário tenebroso que enfrentamos. Este ano estamos sofrendo ataques de todos os lados. Não bastasse a reforma trabalhista do governo Temer - que não criou emprego nenhum e ainda precarizou as relações de trabalho -  agora vem a nefasta reforma da previdência, que vai acabar com o direito do trabalhador a se aposentar. Além disso enfrentamos o ataque ao emprego, e a categoria bancária só diminui com os PDV’s (Programas de Demissão Voluntária), fechamento de agências e postos de trabalho. Os bancos lucram cada vez mais e o atendimento cada vez fica ainda mais precarizado. Eles (os bancos) Jogam o usuário para os canais digitais e não os querem nas agências. Depende de nós – através da luta, da pressão junto aos parlamentares - que as reformas aprovadas sejam revogadas e as demais, como a da previdência, não sejam aprovadas”, avaliou.

A mesa de abertura foi composta ainda pelos palestrantes Carlos Cordeiro, conselheiro da Contraf-CUT, José Menezes Gomes, professor da Universidade Federal de Alagoas e Coordenador do Núcleo Alagoas da Auditoria Cidadã da Dívida, Ivone Colombo, secretária geral do SEEB-RO, Maria Clara Crispin, vice presidente da APCEF-RO, Itamar Ferreira, representante da CUT-RO e Maria do Socorro, ex-dirigente do Sindicato, atualmente aposentada.

Fonte: SEEB-Rondônia

Notícias Relacionadas