Os bancários de Campo Grande-MS e Região elegeram a “Chapa 01 – Bancári@s em Ação” para administrar o SEEBCG-MS no quadriênio 2023/2027, com 98,3% dos votos válidos. A eleição ocorreu nesta quarta (8) e quinta-feira (9), com chapa única. Mais de 1,1 mil bancários foram às urnas.
A candidata reeleita como presidenta da instituição, Neide Rodrigues, bancária do Bradesco, lembrou dos desafios que enfrentou durante sua gestão e agradeceu a confiança e a participação da categoria bancária.
“Vivemos um momento de pandemia, e tivemos redução do número de diretores. Mesmo assim, não deixamos de fazer a luta do dia a dia do sindicato e defender os direitos dos trabalhadores. Estou muito feliz porque é histórico o sindicato ter disputa e hoje a gente conquistou um alto percentual de votos, mesmo sendo uma eleição de chapa única. Isso é resultado da seriedade e do reconhecimento da base em relação ao nosso trabalho. Então só tenho a agradecer aos trabalhadores e a todos que nos ajudaram durante o processo eleitoral”, afirmou a presidenta reeleita.
A votação foi realizada com 20 urnas, sendo duas fixas no SEEBCG-MS e 18 itinerantes que percorreram as agências bancárias da base da entidade sindical na capital e no interior do Estado.
“Geralmente a eleição com chapa única gera um desinteresse nos trabalhadores, e nesse processo eleitoral foi diferente porque os bancários e bancárias votaram, participaram. Tudo ocorreu dentro das normas do nosso estatuto e, mais uma vez, a categoria mostra sua força e união junto ao sindicato”, avaliou o presidente da comissão eleitoral, José dos Santos Brito.
A apuração dos votos ocorreu no início da noite desta quinta-feira (9), na sede do sindicato. Dez mesas apuradoras foram montadas e depois de uma hora foi declarada a vitória da Chapa 01 – Bancári@s em Ação, que recebeu 1.095 votos válidos. Foram registrados 16 votos em branco e 3 nulos.
“O percentual de 98,3% de votos na Chapa 1 demonstra o trabalho, o compromisso e a responsabilidade que essa diretoria tem com a categoria bancária”, avaliou a secretária de Organização do Ramo Financeiro e Sindical da Contraf-CUT, Magaly Lucas Fagundes.
Representantes de sindicatos e federações dos bancários de todo o país participaram do processo eleitoral e da apuração dos votos, como de Florianópolis, Curitiba, Londrina, Belo Horizonte, São Paulo, Rondônia, Brasília, Rondonópolis e Dourados.
“Essa eleição nos dá a certeza da gestão acertada, coordenada pela Neide. Primeiro, pela unidade alcançada com a chapa única, e agora com a participação expressiva da categoria e um resultado espetacular. É a coroação do trabalho dessa gestão e aponta para um novo tempo desse sindicato. A Federação fica muito satisfeita com a representação dos trabalhadores que nós temos em Campo Grande e Região”, destacou o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos.
Saúde, melhores condições de trabalho, defesa dos bancos públicos, reforma tributária, fim das demissões, manutenção dos direitos no teletrabalho e combate ao assédio moral e sexual estão entre as prioridades apontadas pela diretoria eleita.
“É importante que toda a categoria entenda a importância de apoiar e estar junto ao sindicato. Ainda temos muitos desafios pela frente, a nossa convenção coletiva é um deles. No ano que vem, teremos uma nova negociação, e para manter as nossas conquistas é necessário que a categoria esteja atenta, unida e acompanhando o dia a dia do sindicato”, alertou a candidata reeleita Neide Rodrigues.
A chapa vencedora conta com candidatos que representam trabalhadores de todas as instituições financeiras e conta com 31% de mulheres na diretoria. A nova diretoria toma posse em julho e vai administrar o sindicato pelos próximos 4 anos, de 2023 a 2027.
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação