Em assembleia virtual iniciada na segunda-feira 6 e encerrada na noite desta terça 7, os associados e associadas do Sindicato dos Bancários de Brasília aprovaram por ampla maioria a reforma do Estatuto da entidade. Votaram 894 associados. Os votos favoráveis somaram 763 (85,35%), os contrários, 113 (12,64%) e as abstenções, 18 (2,01%).
A reforma estatutária aprovada pela assembleia propicia:
•adequação do quórum das votações para 50% + 1 dos eleitores;
• criação de cinco novas secretarias: aposentados, juventude, mulheres, combate à discriminação e organização do ramo financeiro;
adequação dos prazos dos mandatos para 4 anos;
• adequação do Sindicato à LGPD;
• realização de encontros, eleições e assembleias em plataformas virtuais;
A modalidade de participação remota permite dinâmicas de interações compatíveis com as multitarefas desempenhadas pelos bancários e bancárias, como compromissos familiares, faculdade, entre outras, e agrega uma maior racionalidade na aplicação dos recursos da categoria.
“A reforma estatutária é um compromisso que assumimos com a categoria ainda na campanha eleitoral”, lembra Kleytton Morais, presidente do Sindicato. “Com sua aprovação, deixamos de depender de exigências cartoriais ou de legislação específica para realizarmos os atos necessários à defesa dos interesses da categoria”, conclui o dirigente.
Confira, a seguir, as alterações estatutárias aprovadas pela assembleia:
Da Redação