Notícias

home » notícias

28 de Agosto de 2020 às 08:00

CN2020: Categoria bancária do Pará está em assembleia permanente


A Assembleia Geral Virtual da categoria bancária do Pará, convocada pelo Sindicato dos Bancários para a noite desta quinta-feira (27), pelo aplicativo Zoom, não conseguiu avaliar proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), pois o que foi apresentado até agora foi rejeitado em mesa pelo Comando Nacional da categoria. A rodada iniciada na tarde de hoje ainda não acabou e deve se estender para essa sexta-feira, 28 de agosto, Dia Nacional dos Bancários e Bancárias.

Porém, a categoria decidiu por uma assembleia permanente e aguarda uma proposta oficial dos bancos para decidir sobre os rumos da Campanha Nacional 2020. A votação teve início na abertura da assembleia, seguiu até as 22h de hoje e foi feita de forma eletrônica, pela plataforma Votabem.

Resultado da votação da assembleia permanente

Além disso, o Sindicato dos Bancários do Pará convocou um ato público itinerante para a manhã desta sexta, em Belém, com saída da Avenida Presidente Vargas até o Mercado de São Brás, para percorrer os principais corredores financeiros da capital em protesto contra os bancos, que ainda não recuaram do reajuste zero na mesa de negociação.

Há indicativo de reuniões com Banpará e Banco da Amazônia também nesta sexta, às 11h e 14h, respectivamente, mas tudo depende dos desdobramento da mesa da Fenaban.

Resumo da Campanha até aqui

Apesar de os bancos terem recuado da tentativa de retirar a 13ª cesta alimentação, da redução em até 48% na Participação nos Lucros e Resultados e da diminuição da gratificação de função, até a negociação dessa quarta-feira 26, continuavam oferecendo reajuste zero para a categoria. Para 2021, os bancos propuseram apenas a reposição da inflação (INPC) de forma parcelada: 70% em 1º de setembro e os 30% restantes em março de 2022.

“O Comando Nacional dos Bancários e Bancárias rejeitou a proposta em mesa, por entender que os trabalhadores e trabalhadoras que contribuíram para um lucro bilionário dessas instituições no primeiro semestre desse ano, em plena pandemia, onde muitos de nossos colegas adoeceram, ou perderam suas vidas, não podem sair dessa Campanha Salarial sem os seus direitos já conquistados e sem valorização real. Seguiremos em luta até a vitória!”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

Perdas

O reajuste zero significa uma perda real de -2,66% nos salários dos bancários e bancárias. Outro ponto a ser levado em consideração é que a proposta econômica de reajuste zero para salários significa também reajuste zero para demais verbas como Vale Alimentação e Vale Refeição. E a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. Significa também reajuste zero nos valores fixos e tetos da PLR.

Fonte: Bancários PA, com informações do SPBancários


Notícias Relacionadas