Notícias

home » notícias

31 de Maio de 2019 às 11:05

Centenas de pessoas aderem a ato contra corte de verba na educação no AC

O ato foi convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e contou com apoio da CUT, CTB, Intersindical e demais sindicatos filiados a essas


Crédito: CUT/AC

Por Manoel Façanha - CUT Acre

Centenas de estudantes do ensino médio e superior, professores, sindicalistas e ativistas dos movimentos sociais, foram às ruas de Rio Branco na manhã quinta-feira (30) para fortalecer o dia nacional de mobilização contra a reforma da Previdência e cortes de verbas na educação propostos pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL).

O ato foi convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e contou com apoio da CUT, CTB, Intersindical e demais sindicatos filiados a essas centrais. A manifestação tinha como objetivo fortalecer a luta em defesa do ensino público e da aposentadoria e, ao mesmo tempo, convocar os trabalhadores rumo à greve geral do dia 14 de junho.

A concentração para o ato ocorreu na Praça da Revolução. Logo depois, os manifestantes realizaram uma caminhada até o Terminal Urbano de Rio Branco. Com diversos cartazes coloridos, muitos deles trazendo frases de protesto contra a política do presidente Jair Bolsonaro, estudantes e sindicalistas ainda carregavam livros em mãos, num recado à política de desvalorização da educação por parte do governo federal.

Rosana Nascimento, presidente da CUT/Acre, avaliou o ato de forma positiva. Segundo ela, os trabalhadores e os estudantes estão unidos no mesmo propósito de fortalecer o ensino público e pela não aprovação da reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro.

Entre os cartazes que mais chamaram atenção um deles fazia menção às denúncias do uso de laranjas no PSL, o partido do presidente da República. No cartaz estava escrito: "Balbúrdia é o laranjal do PSL". Outro tinha o seguinte dizer: #todospelaeducação! + Paulo Freire – Olavo.

O ato contou com a presença de centenas de manifestantes e o que não faltou durante a caminhada até o Terminal Urbano de Rio Branco, local do encerramento do ato, foi palavras de ordem contra as medidas do presidente Jair Bolsonaro.

"Não é mole não! tem dinheiro pra milícia, mas não tem pra educação" e ainda não satisfeito os manifestante pediram a saída do presidente: "fora Bolsonaro!"

Cruzeiro do Sul (AC)

Estudantes, professores, sindicalistas participaram na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), segundo maior município do Acre, do dia nacional de mobilização contra a reforma da Previdência e cortes de verbas na educação.

A concentração dos manifestantes ocorreu em frente ao Colégio São José e, em marcha, com cartazes em mãos e palavras de ordem, eles seguiram para o centro da cidade.

 


Notícias Relacionadas