No Dia do Trabalhador, 1º de maio, cerca de 1.200 pessoas, entre trabalhadores bancários, familiares e convidados, compareceram para a celebração da data, no clube de campo do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, e aproveitaram uma manhã de esporte, lazer, música e muita confraternização.
A presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, ressaltou a importância da data para lembrar das conquistas dos trabalhadores e da luta por ainda mais direitos.
“Temos que fazer uma reflexão de tudo aquilo que temos de conquistas, principalmente com a categoria bancária, que é a única categoria que tem uma Convenção Coletiva Nacional e que não teve os direitos retirados com a reforma trabalhistas, como outras categorias. Tudo isso porque somos uma categoria unida e precisamos continuar assim, principalmente agora com o início da nossa Campanha Nacional”, afirmou Neide.
A deputada federal Camila Jara também marcou presença no evento para parabenizar o sindicato e os trabalhadores. Ela falou sobre a luta pela igualdade salarial, um direito já conquistado, mas que sofre constantes ameaças e também a importância da união de todos para que mais direitos sejam conquistados.
“Precisamos que vocês somem com o sindicato, para que consigam avançar cada vez mais nos direitos, como a igualdade salarial. Apesar de ser garantida pela constituição, sabemos que mulheres recebem menos que os homens e, quando se aplica igualdade salarial, não só garante dignidade e independência para essas mulheres, mas também movimenta toda uma economia”, afirmou a deputada.
A programação do dia começou com a realização das finais do Campecohe 2024, um torneio de futebol que começou em fevereiro e contou com oito rodadas e mais de 100 jogadores.
A escolha dos 20 atletas classificados para as finais, além dos goleiros, foi feita com base na soma dos pontos individuais. Iniciando a disputa pelo terceiro lugar, as equipes dos veteranos (grupo 40+ que joga às terças-feiras), entre Raça e Internacional. A equipe Raça ganhou a partida por 3 a 2.
Em seguida, as equipes de veteranos, Resenha e Titãs disputaram o título de campeão. Num jogo bastante acirrado, Titãs virou o placar e foi o vencedor da disputa com 4 gols a 3.
Finalizando as disputas, outras duas equipes se enfrentaram em busca do título de campeão do grupo dos bancários, categoria livre (que joga às quintas-feiras). O time do Operário levou a melhor com 3 gols a 1 contra o Comercial.
Para o representante do time dos Operário, o bancário Diego Rezende, a vitória não foi fácil, mas o time conseguiu manter a estabilidade e que, apesar da vitória ter um gosto especial, o importante é praticar esporte e ter a saúde mental em dia. “O jogo foi suado, mas agora é só levantar a taça. O evento foi um sucesso e, como trabalhamos com um nível de estresse elevado, é sempre importante manter a saúde física e mental em dia”, afirmou Diego.
O secretário de Esportes do SEEBCG-MS, Jesse Coffani, disse que o sindicato tem o comprometimento com um estilo de vida ativo e saudável.
“O esporte tem uma importância muito grande para o sindicato, pela importância da prática do esporte e de momentos de lazer, principalmente com o dia estressante dos bancários nas agências. Por isso, já estamos preparando um calendário cheio de atividades esportivas para o segundo semestre”, afirma.
Além do futebol, o evento também contou com a terceira edição do Torneio de Futvôlei especial do Dia do Trabalhador, que teve a participação de bancários, sócios recreativos e convidados.
Além das atrações esportivas, o dia contou com atividades recreativas para as crianças e a tão aguardada feijoada e música ao vivo. Para animar a tarde dos convidados, os cantores Daran Junior e Chokito tocaram sucessos do samba e pagode brasileiro, como “Cheia de Manias”, do grupo Raça Negra, “Pé na areia”, do cantor Diogo Nogueira, “Falta você”, do Thiaguinho e muitas outras.
A festa foi um grande sucesso e proporcionou um momento de descontração e confraternização para os bancários e seus familiares.
Para a secretária de Administração do SEEBCG-MS, Patrícia Soares, a realização de festas durante o ano é essencial para que os trabalhadores bancários consigam se distrair da correria do dia a dia. “A cada ano a gente percebe que vem aumentando a participação dos bancários e nós nos esforçamos muito para entregar um dia agradável para os trabalhadores e suas famílias, para que seja um dia que todos consigam aproveitar e se desligar um pouco da rotina”, disse Patrícia.
Para Andressa Magella, bancária do banco Bradesco, a importância de participar dos eventos está na interação que ocorre entre os colegas de trabalho. “Eu não perco nenhuma festa, acho muito importante o relacionamento. Conhecer novos colegas de profissão e para a família também é muito legal”, relatou Andressa.
As equipes vitoriosas celebraram a conquista e receberam troféu e medalhas, sendo que as equipes Titãs e Operário levantaram os troféus de campeões.
Na classificação individual os destaques foram: Leonardo e Silvio, como goleiros menos vazados, e Leandro e João Guilherme, como artilheiros. Para o título de “Melhor Jogador em Campo”, os escolhidos foram Rafael e João Guilherme.
A premiação desta temporada trouxe novidade, dessa vez, houve também a premiação individual do Campeoche. No grupo dos veteranos, Nilson ficou em primeiro lugar, seguido pelos jogadores Marquinho e Nilson. No grupo dos bancários/livre, o primeiro, segundo e terceiro lugares ficaram com os atletas Edson, João Guilherme e Gabriel Vaz, respectivamente.
Também houve a entrega das medalhas para as equipes vencedoras do Torneio de Futevôlei. Para o primeiro, segundo e terceiro lugares, os premiados foram as duplas: Everton e Ruan Oliveira, Gaúcho Borges e Adriano Silva e Luana França e Magnata, respectivamente.
A programação do Dia do Trabalhador ainda contou com sroteio de vouchers para hospedagem no Promenade Bonito e reservas no Terroir Pantanal. E todos os alimentos e agasalhos doados na festa serão separados e entregues para famílias carentes.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação