Notícias

home » notícias

14 de Fevereiro de 2023 às 07:48

Carnabancários volta aos palcos do Complexo Cultural Bancário


Marchinha de carnaval, concurso de fantasia infantil e brega, sim, porque Carnaval aqui no Pará tem que ter brega, e um dos principais ritmos da música paraense ficou por conta do Vingadores do Brega, a principal atração do Carnabancários 2023, que voltou aos palcos do Complexo Cultural Bancário, depois de dois anos longe, por conta da pandemia de covid-19.

“Queríamos voltar em grande estilo, com muito brilho, colorido, alegria, música e regionalidade, e a banda Vingadores do Brega tem um pouco disso tudo começando pelo figurino deles que se apresentam fantasiados de super-heróis, o que contagia desde criança até o adulto. E nas nossas festas, e outros tipos de eventos, buscamos sempre a inclusão e participação de toda família, por isso temos o Espaço Criança, para que enquanto pais, mães e/ou responsáveis curtam, possam deixar suas crianças em um local seguro e também lúdico”, comenta a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, que estava fantasiada de sol.

A fantasia, como mandava o figurino, também foi tema de um concurso infantil e bem ali, no meio do salão do Complexo Cultural, o abre alas foi para a Frida, a Fada e a Anja. E como num poder de magia, o encanto de Monique Leite de Souza, de 10 anos, se espalhou e fez com que ela ganhasse o primeiro lugar do concurso, não só pela beleza do figurino, mas também e principalmente pela simpatia.

“Eu gosto de fadas e assim que soube que ia ter o Carnabancários eu fui com a minha mãe escolher os adereços da minha fantasia; e agora com o prêmio, vou comprar mais acessórios para outra fantasia que vou curtir outra festa com a minha família, lá em Vigia”, conta a estudante.

O município de Vigia, no nordeste paraense, é um dos destinos mais procurados no interior do Pará para quem gosta do tradicional carnaval de rua.

O terceiro e segundo lugar foram, respectivamente, da Ana Luiza Baia, 11 anos (Anja), e da Sofia Oliveira (Frida), 13 anos, que veio junto com toda a família à caráter: o irmão vestido de ‘O patriota do caminhão’ e mãe uma verdadeira cigana da cabeça aos pés. O Povo Cigano trabalha principalmente com magias para o amor e as dificuldades financeiras, recebe oferendas de flores e frutas; mas no lugar de flores e frutas, a advogada Leili de Oliveira recebeu as oferendas em forma de parabéns.

É que ela escolheu o Carnabancários para celebrar um novo ciclo de vida junto de amigos e familiares que também são bancários e bancárias e a aniversariante da noite acabou sendo a convidada. “Estou muito feliz e também surpresa com a homenagem e a premiação da minha filha no concurso. A gente veio só pela diversão e saímos daqui com um parabéns coletivo e premiação”, comemora.

E por falar em Carnaval… não custa lembrar que ‘Não é não’

O Carnaval é uma festa mundial, que ocorre tanto em espaços fechados como abertos, nas ruas, arrastrando multidões e no meio dessas pessoas, infelizmente relatos de assédios, um deles sofrido em um samba antes do Carnaval por uma das idealizadora da campanha ‘Não é não’ criada em janeiro de 2017 pelo grupo de amigas Bárbara Menchaise, Aisha Jacob, Julia Parucker, Luiza Borges Campos e Nandi Barbosa.

“A mensagem Não é Não! é simples, objetiva e direta, mas ainda muito necessária, pois infelizmente o óbvio ainda precisa ser dito e repetido em alto e bom som quantas veze forem necessárias, o nosso corpo, a nossa gentileza e a fantasia que usamos não são um convite”, destaca Tatiana Oliveira.

Denúncias podem ser feitas pelo canal do 190 do Ciop para chamadas de urgências e o canal do Disque-Denúncia, pelo atendimento convencional, 181 ou pelo WhatsApp da Iara (91 98115-9181), onde as informações são recebidas em tempo real. O sigilo é garantido.

 

Fonte: Bancários PA com informações Agência Pará


Notícias Relacionadas