Brasília - O tema “Saúde e Segurança. Quem não investe, gasta”, abordado pela Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Banco do Brasil no Distrito Federal desde 2012, será reforçado durante a edição 2015, mais uma vez unificada, que acontecerá entre os dias 1º e 4 de dezembro, em Brasília.
Segundo os organizadores do evento, o tema ainda não atingiu, junto ao conjunto dos funcionários, a dimensão e a importância que representa. “Essa insistência traduz nossa preocupação em promover a saúde, priorizando a prevenção e não apenas o tratamento. Assim, as pessoas irão poupar, além de recursos financeiros, o tempo e o próprio corpo, que não precisará de constantes intervenções relacionadas ao tratamento médico”, explica o representante da Cassi junto à Sipat do DF, Alexandre de Miranda.
Outra aspiração desta Sipat, segundo o coordenador do evento, Adenir Pinto da Silva, é marcar dezembro, de forma significativa, como o mês para o aprofundamento das discussões acerca das principais doenças e de eventuais fragilidades na assistência que afetam o funcionalismo, em continuidade às atividades do Outubro Rosa e o Novembro Azul, campanhas promovidas pelo governo para combater o câncer de mama e de próstata, respectivamente.
“A intenção é movimentar os funcionários para que eles se envolvam e se comprometam, efetivamente, na promoção da saúde e prevenção da doença no ambiente de trabalho. As atividades irão abordar questões relacionadas à saúde mental, ergonomia e dependências químicas, entre outras.”
“É preciso que o resultado dessas ações ecoe em nossas mentes por todo o ano e não se restrinja apenas em uma semana de atividades. Muitas informações devem ser levadas para o dia a dia de cada um por toda a vida”, ressalta Alexandre.
“Apoiamos a realização da Sipat, porque a qualidade de vida dos bancários no seu local de trabalho também constitui uma bandeira permanente de luta do Sindicato”, destaca o presidente da entidade, Eduardo Araújo.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília