A noite da última quinta-feira, 29 de junho, foi de lua cheia, céu estrelado e muito calor em Belém do Pará. Mas no Ginásio Poliesportivo do Sindicato dos Bancários do Pará o que se viu foi muita chuva, mas de gols, nas partidas finais do 11º Campeonato Interbancários de Futsal.
E a torcida do Banpará foi quem soltou o grito de “é campeão!”, pois o Atlético Canoas Banpará levou o título do 11º Campeonato Interbancários de Futsal e sagrou-se bicampeão da competição. A conquista veio após uma vitória contundente de 5 a 2 sobre a equipe da Apcef/Caixaparáh, que chegou para a decisão como favorita pela melhor campanha, com 100% de vitórias no certame.
O jogo entre Banpará e Apcef/Caixaparáh foi digno de um grande clássico em uma decisão de campeonato. A Caixa começou impondo o ritmo de jogo, com mais presença de ataque, mas foi nos contra ataques que o Banpará encontrou o caminho dos gols. Aos 6 minutos do primeiro tempo, após sofrer falta em um lance de contra-ataque, o Canoas bateu falta em jogada ensaiada e abriu o marcador com Eduardo.
Mas a Apcef/Caixaparáh reagiu e aos 13 minutos chegou ao empate, com um golaço do meio da quadra de Bebeto. Mas o Banpará ampliou o placar para 2 a 1 no fechamento da primeira etapa, após bela jogada individual de Dreller.
Veio o segundo tempo e o Atlético Canoas Banpará voltou para quadra de forma avassaladora, com muita vontade de levantar a taça mais uma vez. Aos 11 minutos Eduardo marcou 3 a 1; aos 12 minutos foi a vez de Andrei anotar 4 a 1; e aos 13 minutos, ele de novo, Andrei, ampliou a fatura para 5 a 1 a favor do Banpará.
Aos 14 minutos a Apcef/Caixaparáh descontou para 5 a 2 com Abel, e seguiu na luta para tentar o empate, mas o Banpará estava inspirado, bem postado em quadra e garantiu ao final o título de campeão, ou melhor, de bicampeão do Futsal Interbancários 2023.
“Apesar do placar final, a gente esperava isso, um jogo difícil como foi, essa foi a terceira vez que nós enfrentamos a Caixa em uma final, eles levaram uma e agora nós levamos duas vitórias nas finais, fizemos um bom jogo, marcamos eles bem e toda equipe está de parabéns pela vitória e pelo título”, destacou o atleta Rosso Neto, do Atlético Canoas Banpará.
Antes da grande decisão, a partida preliminar da noite definiu o 3º e 4º lugar da competição. Em quadra estavam o Milan, que já conquistou muitos títulos no Interbancários de Futsal, e o novato Misto, que não tomou conhecimento do seu adversário e impôs um forte ritmo de jogo durante toda a partida. Mas a experiência do Milan fazia diferença e o jogo foi muito bem disputado, do início ao fim. Ao final o placar mostrou o equilíbrio das equipes, mas também a força de vontade do Misto, que derrotou o Milan por 3 a 2.
Após as partidas, o Sindicato realizou a premiação de troféus e medalhas das equipes e, também, dos destaques individuais, sendo artilheiro o Bebeto da Apcef/Caixaparáh, melhor goleiro foi o Edwaldo da Apcef/Caixaparáh, e o atleta revelação foi o Bráulio, do Misto.
O encerramento da programação teve churrasco no jantar ao som de uma roda de samba. As crianças puderam se divertir no Espaço Criança e quem não foi até o ginásio pôde acompanhar os jogos ao vivo pelo canal do YouTube do Sindicato e da Xaréu TV, que fez uma transmissão bastante elogiada pelo público.
“Parabéns ao Banpará pelo título e a todas as equipes que participaram da 11ª edição do nosso campeonato de Futsal. É muito bom poder ver a cena esportiva da categoria retomando sua força após os anos de pandemia que enfrentamos e estamos muito felizes de celebrar esse momento esportivo com um grande público e com a novidade de transmissão ao vivo dos nossos jogos”, comemora o diretor de esportes do Sindicato dos Bancários do Pará, Luiz Otávio Pereira.
“É muito bom poder compartilhar com a nossa categoria essa alegria que o esporte nos proporciona. Quero deixar meus parabéns a todas as equipes que entraram em quadra hoje e fizeram jogos muito bonitos e emocionantes, e um parabéns especial para a equipe do Banpará, que lutou bastante e mereceu a conquista desse título”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.
Fonte: Bancários PA