Notícias

home » notícias

16 de Dezembro de 2019 às 16:00

Bandidos destroem agência do Banpará em Concórdia


O funcionalismo do Banpará e a população de Concórdia do Pará têm sofrido constantemente com a violência dos casos de assaltos a banco na cidade. Isso porque a agência do Banco do Estado foi vítima de assalto em janeiro de 2016 e em setembro de 2018, ambos na modalidade vapor. O último caso ocorreu agora na noite desse domingo (15).

Por volta de 23h30, um bando formado por mais de 10 homens chegou na cidade em 2 carros, fizeram vários disparos com armas de fogo, invadiram a agência do Banpará, explodiram cofre e caixas eletrônicos e levaram dinheiro da unidade. Na fuga levaram alguns reféns, entre eles militares, os quais foram libertados no ramal Trajutaí, via que dá acesso ao rio Capim. Uma pessoa ficou ferida. Após a ação da quadrilha, pessoas entraram na agência para tentar saquear equipamentos e material de expediente do banco.

Na manhã dessa segunda-feira (16), uma equipe do Sindicato dos Bancários do Pará, formada pelo presidente Gilmar Santos, pela diretora Vera Paoloni e o diretor José Maria Costa, juntamente com a presidenta da Afbepa, Kátia Furtado foram até o local para acompanhar os procedimentos pós-assalto e prestar toda assistência, solidariedade e orientações necessárias aos bancários e bancárias do Banpará.

A equipe sindical constatou que a ação dos criminosos foi muito forte, a agência do Banpará de Concórdia ficou quase toda destruída, alguns poucos caixas eletrônicos não foram danificados, mas não funcionaram porque o sistema parou. Os funcionários de Concória e de Acará, que estavam prestando serviços na unidade, serão remanejados para outras unidades. Muitos estavam abalados com a situação e foram orientados a procurar atendimento médico e psicológico.

A área de segurança do Banpará esteve presente para verificar os procedimentos periciais e de investigação junto com a Polícia Civil e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Militar (DRCO).

“A verdade é que mais uma vez as cidades do interior do Estado ficam a mercê dessas quadrilhas sem uma efetiva resposta do Governo do Pará no combate a esses crimes de roubo a bancos, o que prejudica bastante a população local, como no caso de Concórdia, que agora possui somente um Posto de Atendimento Bancários do Bradesco que atua com um funcionário e dois caixas eletrônicos, e de Acará, que teve a agência do Banpará explodida durante um assalto no mês de agosto desse ano”, critica o presidente do Sindicato dos Bancários, Gilmar Santos.

“Esse é mais um caso lamentável que entristece a população de trabalhadores e clientes que dependem da agência para suas movimentações financeiras. A agência mais próxima de Concórdia seria a do município vizinho Acará, mas a mesma está inoperante por também ter passado por um assalto com explosão recentemente. Demais alternativas de atendimento são as agências de Bujaru, a 75 km; Tomé Açu, a 50km; e Aurora do Pará, a 56km. Outras agências ficam ainda mais distantes, o que prejudica tanto a população local quanto a categoria bancária que deverá ser remanejada”, ressalta a dirigente sindical e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Com esse caso os registros de assaltos a bancos no Pará em 2019 sobem para 39 ocorrências, sendo 27 consumados e 12 tentativas

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas