Nos dias 6 e 7 de dezembro, bancários e bancárias sócios do Sindicato vão decidir em assembleia a proposta de reforma do Estatuto do Sindicato.
A mudança é orientada pelas alterações do mundo do trabalho e atende à necessidade de aprofundamento das questões relacionadas à diversidade, às condições de equidade de gênero nos bancos e ao combate aos preconceitos e discriminações em relação a raça e orientação sexual, entre outras importantes exigências impostas por novas realidades.
É também voltada para o aperfeiçoamento e fortalecimento da organização dos aposentados. E busca responder de forma mais efetiva à reorganização dos trabalhadores com base nas profundas reestruturações havidas no sistema financeiro.
A necessidade da reforma estatutária se impôs ainda por questões trazidas pela pandemia, podendo resultar, especialmente, em otimização na aplicação dos recursos da categoria, com ganho de eficiência e redução de custos.
A assembleia será realizada em ambiente virtual, disponível aqui: https://bancarios.votabem.com.br/
Confira as propostas de alteração ao final da matéria.
Encontros, eleições e assembleias em plataformas virtuais são, inclusive, uma das motivações para a atualização estatutária. Assim, as regras para a realização destes eventos deixará de depender de regras específicas do cartório ou de legislação específica sobre assembleias virtuais, como ocorreu durante o ano de 2020.
Há também a proposta de criação de cinco novas secretarias: aposentados, juventude, mulheres, racismo e discriminação e organização do ramo financeiro. O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, esclarece que “o intuito da mudança é possibilitar uma atuação mais direcionada por parte da entidade sobre esses temas de extrema relevância”. A reforma também pretende padronizar o mandato dos diretores sindicais de acordo com os mandatos das entidades às quais o Sindicato é filiado e à CCT de Relações Sindicais.
“É importante o acompanhamento e a participação dos sócios e sócias do Sindicato. Nesse sentido, nos próximos dias a diretoria empreenderá esforços complementares para percorrer os locais de trabalho para debate e esclarecimento sobre a importância e necessidade dos ajustes propostos”, destaca Kleytton.
Confira as alterações que estão sendo propostas:
Leia o edital de convocação da assembleia:
Da Redação