Notícias

home » notícias

30 de Setembro de 2016 às 07:58

Bancários respondem ao descaso dos banqueiros com intensificação da greve


Brasília - A greve dos bancários completa 24 dias nesta quinta-feira (29), superando a duração da paralisação do ano passado, quando os trabalhadores cruzaram os braços para pressionar os patrões durante 21 dias. Desta vez, os banqueiros demonstram ainda mais intransigência e total descaso com a categoria. Mas os trabalhadores não desanimam e seguem empenhados em assegurar seus direitos e conquistas.

O anúncio da proposta indecorosa da Fenaban fez que com a mobilização dos bancários do BRB e do Santander se intensificassem ainda mais em Brasília.

Nesta quinta-feira (29), a paralisação bateu recorde histórico nas bases sindicais da Fetec-CUT/CN, com 1.907 agências fechadas. No Brasil, de acordo com levantamento da Contraf-CUT, 13.246 agências e 29 centros administrativos estavam com atividades paralisadas.

Na nona rodada de negociação, mais uma vez a Fenaban demonstrou pouco caso com as reivindicações dos bancários, ao apresentar – após dois dias de discussões – a proposta de um acordo com validade de dois anos, a manutenção dos 7% de reajuste nos salários e abono de R$ 3,5 mil em 2016, e reposição da inflação mais aumento de 0,5% de aumento real para em 2017.

O Comando rejeitou a proposta na mesa de negociação, por considerá-la insuficiente, e reiterou que continua à disposição do representante dos banqueiros para resolver a Campanha Nacional sem perdas para os trabalhadores e com avanços.

 

Ganância dos banqueiros

A ganância dos banqueiros, que leva os trabalhadores ao adoecimento por conta das jornadas excessivas e metas abusivas a cumprir, também atinge a população. Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Banco Central aponta que a taxa de juros do cheque especial bateu novo recorde de julho para agosto, e chegou a 321,1% ao ano.

Os juros do cartão de crédito sobem na mesma proporção que os lucros dos bancos, ou seja, estão nas alturas. Em agosto, na comparação com o mês anterior, houve alta de 3,5 pontos percentuais, com a taxa em 475,2% ao ano. Neste ano, essa taxa já subiu 43,8 pontos percentuais.


Plenária na segunda (3)

Para repassar orientações e demais informações aos bancários acerca da paralisação e definir os rumos do movimento, o Sindicato irá realizar uma plenária na segunda-feira (3), às 17h, em sua sede, na EQS 314/315, na Asa Sul. Participe!

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas