Os bancários e bancárias do DF seguem mobilizados pelo reabastecimento dos estoques de sangue do Hemocentro. Desde quarta-feira (10), a categoria da capital federal atende ao chamado pela vida e se reveza nos leitos de coleta nos próximos dias para garantir níveis adequados do banco de sangue. Na sexta (12), mais de 20 bancários participaram da ação.
Promovida pelo Sindicato, a mobilização dos bancários em favor do estoque do Hemocentro é um contraponto à gestão sanguessuga dos bancos. Enquanto as instituições financeiras lucram bilhões de reais às custas da saúde física e mental de bancários e bancárias, a ação solidária salva vidas.
Secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira não pôde doar por questões médicas, mas conta que já precisou fazer transfusão de sangue e foi salva pelo gesto cidadão de um doador. “O meu tipo sanguíneo é o O negativo e, na ocasião, só tinham duas bolsas de sangue disponíveis. Foi o que me salvou. Hoje, ainda que eu não possa doar, incentivo as pessoas a doarem. Se puder, doe. Essa atitude pode salvar vidas, assim como a doação de alguém salvou a minha”, relata a dirigente.
Vanessa disse ainda que “o sucesso desta ação proposta pelo Sindicato é mais uma prova da solidariedade dos bancários e compromisso com a cidadania”.
Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51kg, ter o mínimo de 6h de sono de qualidade na noite anterior à doação, estar bem alimentado, sem fumar ou beber horas antes. É preciso apresentar documento oficial com foto. O atendimento para doação é feito por agendamento pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília