Notícias

home » notícias

18 de Setembro de 2015 às 16:48

Bancários de Mato Grosso cobram mais contratações no BB e na Caixa

A situação nas agências do Banco do Brasil e Caixa são precárias e não condizem com o papel social dos bancos públicos. Além da falta de funcionários, que sobrecarregam os bancários e bancárias, aumentando a pressão e o assédio moral para o cumprimento de metas


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - A situação nas agências do Banco do Brasil e Caixa são precárias e não condizem com o papel social dos bancos públicos. Além da falta de funcionários, que sobrecarregam os bancários e bancárias, aumentando a pressão e o assédio moral para o cumprimento de metas, também tem precarizado as condições de atendimento aos clientes e usuários.

Diante disso, os bancários de todo o pais realizaram, hoje, dia 18 de setembro, o Dia Nacional de Luta por mais Contratações.  As manifestações são também para reforçar as mesas de negociações com as direções do BB e da Caixa, que discutem, entre outras demandas, as admissões.

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso protestou na Agência da Caixa, localizada na Avenida Rubens de Mendonça. “Cobramos que a Caixa contrate todos os aprovados no concurso público para melhorar o atendimento e as condições de trabalho em todas as agências da Caixa”, afirmou o presidente do Seeb/MT, José Guerra.

Ainda, durante o protesto, o presidente do Seeb/MT, que faz parte do comando nacional dos bancários, na mesa de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) alertou  a população para uma possível greve diante da falta de proposta dos banqueiros. “Estamos hoje, em plena Campanha Salarial e a Fenaban, após quatro rodadas de negociação,  não apresentou nenhuma proposta concreta e somente no dia 25, irá apresentar o índice de reajuste, e caso, os banqueiros não atenda as nossas reivindicações, a greve será inevitável”, alerta.

De acordo com o Secretário de Comunicação e Imprensa do Seeb/MT e empregado da Caixa, John Gordon, a Caixa vem descumprindo o acordo aditivo de 2014, que prevê a convocação de mais 2 mil empregados até dezembro deste ano. “Na prática, com o PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria), aconteceu o contrário. Em Mato Grosso, 30 empregados aderiram ao  plano e três agências foram inauguradas e apenas 26 concursados foram chamados, portanto, é necessário nomear mais concursados para repor o quadro funcional”, explica, afirmando que a situação nas agências tem levado os empregados ao adoecimento.

Em todo o Brasil, o quadro é ainda mais grave com a saída de mais de 3 mil bancários que aderiram ao PAA. O quadro de pessoal que era de 101 mil no início do ano, hoje não chega a 98 mil. Em contrapartida, o número de correntistas cresce. São 80 milhões em todo o país.

Negociações

A pauta de hoje ainda inclui condições de funcionamento das agências, Sipon (Sistema de Ponto Eletrônico), jornada e Saúde Caixa. O Comando Nacional dos Bancários espera um posicionamento diferente da direção da empresa, que, nas três negociações anteriores, negou todas as reivindicações.

 

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas