Dourados MS - O primeiro dia da greve nacional dos bancários, nesta terça-feira (6), começou com força total. Em todo o Brasil, 6251 agências e centros administrativos, paralisaram as atividades. Na base do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região também não foi diferente.
Nos municípios de Dourados, Fátima do Sul e Jatei a adesão da categoria foi total e paralisou 100% das agências. Em Nova Alvorada do Sul os funcionários da Caixa também cruzaram os braços já no primeiro dia da greve.
Segundo o presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, O objetivo é ampliar a mobilização hoje. “Como é comum em todos os anos, a greve vai numa crescente e temos informações de novas agências que não abrirão as portas nesta quarta-feira em outras cidades da nossa base”, declarou Estigarribia.
A culpa do impasse é só dos banqueiros, que lucraram R$ 36,1 bilhões só no primeiro semestre, mas propuseram apenas 5,5% de reajuste para salários, PLR, vales e auxílios, que nem chega perto de cobrir a inflação de 9,88% no período (INPC). Pelo contrário, representa perda de 4%. Também não há retorno para outras reivindicações como a manutenção dos empregos e melhoria das condições de trabalho.
Por isso, os bancários não vão descansar até que os bancos apresentem uma proposta decente.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues