A Chapa 1 - Compromisso, Experiência e Renovação foi eleita com a expressiva aprovação de 98,3% dos votos válidos, sendo apurados 1,7% de votos em branco e nenhum nulo, para comandar o Sindicato dos Bancários e trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS no quadriênio 2024-2028. É composta por representantes dos trabalhadores de todos os bancos públicos e privados e contou com o apoio da Contraf-CUT, Fetec-CN/CUT e CUT Estadual e Nacional e da maioria dos sindicatos de bancários do país.
Clique aqui e veja a galeria de fotos
Encabeçada pelo bancário do Bradesco, Janes Estigarribia e tendo como vice a bancária do Banco do Brasil, Priscila Donzelli (foto), a diretoria e conselho fiscal eleita representa a continuidade com renovação de um trabalho que tem compromisso com a categoria e vem garantindo, ao longo do tempo, direitos para bancárias e bancários de Dourados e Região MS.
Ao final da apuração, o presidente eleito, Janes Estigarribia, agradeceu a participação dos presidentes e mesários de cada urna, responsáveis pela coleta dos votos. Agradeceu também pelo voto, a cada bancária e bancário, da ativa e dos aposentados, assim como o apoio recebido das entidades representativas da categoria, dos movimentos sociais e da classe trabalhadora.
“Conseguimos construir uma chapa de unidade, que traz a pluralidade de pensamentos com a representação dos bancários e bancárias de todos os bancos, públicos e privados. Essa é uma vitória da nossa categoria, que mostra a força necessária para enfrentar os desafios que estão postos, como a defesa do emprego decente e da saúde dos bancários e o enfrentamento ao assédio, às demissões e à sobrecarga de trabalho nos bancos.” Finalizou Estigarribia.
A eleição foi realizada nesta sexta-feira, 17 de maio, das 08h às 17h, de forma presencial com urna fixa no sindicato e itinerantes percorrendo todos os locais de trabalho em Dourados e nos outros 12 municípios que compõem a sua base de atuação, permitindo assim, democraticamente, a ampla participação dos bancários e das bancárias sindicalizadas/os de toda extensão territorial que o sindicato representa.
A eleição aconteceu de forma tranquila em todos os locais de votação, com os votos sendo coletados com cordialidade, respeito e, num clima muito positivo, porque a democracia foi exercida em sua plenitude, graças a participação maciça de toda a categoria. Entre os bancários e bancárias da ativa, aptos a votarem, a participação chegou a 81,1% e, entre os aposentados a participação foi de 36,5%.
Segundo Carlos Longo, presidente que encerra sua gestão no dia 31 de maio, “a categoria, mais uma vez, validou o trabalho da atual diretoria, apoiando a continuidade com renovação do projeto que carrega como marca o combate ao assédio, a formação sindical e um intenso trabalho em defesa dos direitos e da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras do Ramo Financeiro e também, como sindicato classista, de toda a classe trabalhadora.”
A posse formal da nova diretoria e do conselho fiscal eleitos nesta sexta-feira (17) será no dia 31 de maio, quando se encerra a gestão da atual diretoria. Toda a categoria desde está convidada a participar do evento que, assim que estiver definido o local para a sua realização, será informada a todos.
Confira a composição da diretoria eleita:
DIRETORIA EXECUTIVA
DIRETORIA SUPLENTE
CONSELHO FISCAL
TITULARES
SUPLENTES