Na ocasião, a categoria avaliou os itens oferecidos pelos bancos. Além dos reajustes de 10% para os salários, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e piso, e índice de 14% para os vales refeição e alimentação.
Após a aprovação da pauta geral da categoria foi a vez dos bancários do Banco do Brasil e Caixa Federal, em votações separadas, aprovarem as propostas específicas apresentadas, também no final de semana, em mesa de negociação dos trabalhadores com as duas instituições públicas.
Segundo o Presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, “Esta foi uma das greves mais longas e fortes da categoria bancária em todos os tempos. Chegamos a fechar mais de 12 mil agências e 40 centros administrativos de bancos públicos e privados, nos 26 Estados e no Distrito Federal. Na base de Dourados a paralisação atingiu 100% das agências nos 13 municípios”.
“Nosso movimento foi vitorioso mais uma vez, pois rompemos a resistência das instituições financeiras que, durante quase um mês de paralisação, insistiram em apresentar propostas com índices que sequer repunham a inflação de 9,88% (INPC) e impunham perdas significativas para a categoria.” Finalizou Estigarribia.
Volta ao trabalho - Com a aprovação das pautas, geral e específicas, os bancários voltam ao trabalho nesta terça-feira (27/10), quando as agências bancárias de Dourados e dos outros 12 municípios que compõe a base do Sindicato voltam a atender normalmente a população.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues