A categoria bancária de Cuiabá e Várzea Grande ainda não recebeu o imunizante contra o Coronavírus, embora, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em reunião com a direção do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), tenham assumido o compromisso de agilizar a imunização da categoria, independentemente da idade que esteja acontecendo a vacinação, nos referidos municípios.
Portanto, os bancários e bancários de Cuiabá e Várzea Grande seguem sem a imunização contra a Covid-19, mesmo depois do sindicato ter encaminhado às secretarias municipais de saúde, as relações de trabalhadores por agência conforme solicitado pelos prefeitos. Muitos já se cadastram no site da prefeitura e ainda não conseguiram tomar a vacina.
"Se há uma nota técnica do Ministério da Saúde oficializando a inclusão da categoria bancária no PNI e determinando 20% das doses da vacina para bancários e trabalhadores dos Correios nos municípios, por que a vacinação de toda a categoria, em Cuiabá e Várzea Grande, ainda não iniciou, conforme foi garantido pelos prefeitos, na reunião com o Sindicato dos Bancários?”, questiona Clodoaldo Barbosa, presidente do Sindicato.
Os prefeitos, mesmo que tenham dito que não seriam criados novos grupos prioritários para bancárias e bancários, foram categóricos em dizer que a categoria receberia a imunização o mais rápido possível. Mas, o que parece, Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios de Mato Grosso seguem ignorando as orientações do Ministério da Saúde.
“Nessa corrida pela vida, adiantar a vacina em semanas, mesmo por um dia, com certeza, salvará muitos. Então, por quê ainda não começaram a vacinação de toda a categoria, estão esperando, mais mortes?”, indaga o presidente do Sindicato.