Cerca de 1.200 pessoas compareceram à Festa dos Bancários realizada no último sábado (31), no Ondara Palace, em Campo Grande. Foi uma noite de confraternização entre a categoria bancária, amigos e familiares, marcando a comemoração ao Dia do Bancário e da Bancária, que é celebrado em 28 de agosto.
Durante a solenidade de abertura da festa, o presidente interino do SEEBCG-MS, Rubens Jorge Alencar, lembrou que a data, para além da comemoração, representa um marco fundamental na luta pelos direitos dos bancários.
“É o dia em que relembramos a greve histórica 1951 que abriu as portas para que tornássemos uma das categorias com a melhor Convenção Coletiva de Trabalho do país, são benefícios que muitos acreditam que os bancos dão de bom grado, mas que foram arduamente conquistados”, disse.
O presidente interino ainda destacou os desafios enfrentados, com destaque para a campanha salarial deste ano, onde os bancos ameaçaram retirar direitos, insistiram em propostas rebaixadas e na divisão da categoria. No entanto, a união e a determinação dos trabalhadores fizeram com que os bancos recuassem. Na manhã do sábado (31), depois de 13 rodadas de negociação, a Fenaban apresentou uma proposta com ganho real nos anos de 2024 e 2025, manutenção de todos os direitos e ampliação de 10 novas cláusulas para a renovação da CCT.
O presidente Rubens Jorge e os secretários geral, Vicente Cleber Aires Rodrigues, de Finanças, José dos Santos Brito, e de Saúde e Condições de Trabalho, Everton Espindola, lembraram a importância da luta da categoria na conquista por direitos. Assista às entrevistas:
A programação da solenidade da festa ainda contou com a exibição do vídeo produzido pelo sindicato, que enfatizou a importância dos bancários e o papel essencial que desempenham, mesmo em tempos digitais, além de um brinde especial para celebrar a data e as conquistas dos trabalhadores.
A festa foi um momento de muita alegria e reencontros de amigos e colegas de trabalho, sendo marcada por muita comida, bebida e diversão. A pista de dança foi o ponto alto da noite onde os bancários se divertiram ao som da banda “Somos iguais”, que mistura axé, forró e dance music.
Para os bancários e as bancárias presentes, a festa foi uma oportunidade para celebrar as conquistas e fortalecer os laços de amizade. Assista às declarações dos trabalhadores sobre o evento:
Os secretários Vicente Cleber e Patrícia Soares enfatizaram que a festa, já consolidada no calendário anual do sindicato, é fruto de um trabalho minucioso e dedicado de toda a equipe, com o objetivo de proporcionar um momento de alegria e confraternização para todos os bancários. Assista:
A força e a união da categoria bancária foram evidenciadas pela presença de representantes de sindicatos e de autoridades. Estavam presentes os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara; os diretores do Sinergia, Élvio vargas e Aliceia Araújo; os diretores dos sindicatos dos bancários de Dourados e de Ponta Porã, Joacir Rodrigues de Oliveira e Liverson Lopes, respectivamente; o presidente da Apcef/MS, Jadir Garcia; o presidente da AEA/MS, Horácio Pereira Andrino, e a presidente da Fetiems, Cléo Bertolli.