O Comitê de Defesa Popular de Dourados e entidades, movimentos e organizações abaixo assinados, conscientes e preocupados com a qualidade da educação em Dourados, expressam total apoio à greve geral dos/as trabalhadores/as da educação municipal, que teve início na última segunda-feira (29). Reconhecemos os motivos legítimos que levaram os/as educadores/as a tomarem essa decisão e compartilhamos de suas reivindicações.
É lamentável constatar que, mesmo após os esforços dos/as educadores/as em buscar um diálogo construtivo com a gestão municipal, a falta de cumprimento do piso nacional para todos/as os/as professores/as persiste. A Lei Federal n. 11.738, de 16/7/2008 estabelece visivelmente o direito ao Piso Nacional do Magistério, que deve ser garantido a todos/as docentes. É inadmissível que a aplicação dessa lei seja negligenciada pela gestão municipal.
Além disso, ressaltamos a ausência de diálogo por parte da administração do prefeito Alan Guedes, o que tem contribuído para agravar a situação, para além de sua postura autoritária de deslegitimar e criminalizar a greve, os trabalhadores e as trabalhadoras da educação e o próprio sindicato. Ouvir os anseios e demandas daqueles/as que constroem a educação é um princípio básico de uma gestão responsável, democrática e comprometida com a educação de qualidade socialmente referenciada. A falta de políticas educacionais adequadas compromete a formação de estudantes e o futuro da nossa cidade.
Portanto, manifestamos nossa solidariedade à luta dos/das educadores/as de Dourados que decidiram entrar em greve novamente em busca de condições dignas de trabalho e valorização profissional. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e próspera, e acreditamos que investir em seus profissionais é investir no futuro de nossa comunidade.
Instamos as autoridades competentes a estabelecerem um canal de diálogo efetivo com os/as profissionais da educação e a atenderem suas reivindicações de forma justa e imparcial. É fundamental que a gestão municipal cumpra o piso nacional para todos/as os/as professores/as e desenvolva políticas educacionais sólidas, que garantam um ensino de qualidade e valorizem o trabalho dos educadores.
Reafirmamos nosso apoio irrestrito à greve da educação em Dourados e esperamos que essa mobilização seja um passo importante no combate às políticas de desmonte da educação pública e precarização das condições de trabalho por parte do governo municipal.
Dourados - MS, 02 de junho de 2023.
Assinam,
Comitê de Defesa Popular de Dourados
ADUEMS - Sindicato dos Docentes da UEMS
CMNEGRAS MS - Coletivo de Mulheres Negras "Raimunda Luzia Brito"
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região- MS
SINTEF - Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação das Instituições Federais
GT Todas - Grupo de Trabalho Todas da UFGD
APG/UFGD - Associação de Pós-Graduandos/as da UFGD
DCE/UEMS - Diretório Central dos e das Estudantes da UEMS
DCE/UFGD- Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD
ANDES-SN - Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior
SINTECT MS - Sindicato dos Trabalhadores dos Correios
Partido dos Trabalhadores / PT - Dourados
Partido Socialismo e Liberdade / PSOL - Dourados