Neste domingo, dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região promoveu um dia com atividades esportivas e muita música no clube de campo dos bancários.
As disputas dos torneios de futebol e futevôlei iniciaram logo cedo e os competidores foram recepcionados com um café da manhã preparado especialmente para eles. Além das competições, os bancários e seus familiares puderam se divertir nas dependências do clube, na piscina e no parque infantil para as crianças.
A presidenta do sindicato, Neide Rodrigues, enfatizou que o Dia do Trabalhador serve para refletir sobre a importância da luta e de conscientização das causas trabalhistas e que o data também serviu para fazer a integração dos bancários depois de um período longo sem eventos presenciais em razão da Covid–19.
“O Dia do Trabalhador é uma data super importante, estamos discutindo a importância do movimento sindical diante de um governo que tenta destruir os sindicatos, que são o fortalecimento dos trabalhadores, e também preparamos este evento esportivo pensando na saúde dos trabalhadores e na integração dos bancários e das bancárias que nos últimos meses voltaram a frequentar novamente o clube”, disse Neide.
No torneio de futebol participaram quatro equipes que nomearam seus times fazendo uma alusão aos clubes do campeonato europeu, sendo eles: Real Madri, Liverpool, Vila Real e Manchester, sendo o campeão da disputa o time Vila Real e o segundo lugar da competição ficou com o Liverpool. Na disputa do futevôlei, competiram 13 duplas, levando o troféu de primeiro lugar da competição a dupla Alessandro e Walisson e em segundo lugar a dupla Bolacha e Diogo.
A secretária de Esportes e Lazer do SEEBCG-MS, Patrícia Bilac, disse que o dia foi um momento de confraternização entre as famílias e uma oportunidade de integrar a categoria com disputas esportivas.
“Por termos passado dois anos sem poder se reunir com atividades esportivas em razão da pandemia, esta ação marca o retorno dos encontros dos bancários com a oportunidade de unir as famílias para confraternizar o Dia do Trabalhador e promover a integração da categoria. Agradeço a participação de todos e o apoio da organização”, afirmou Patrícia.
Thiago Souza da Silva, bancário do Bradesco, frequentador do clube de campo e amante do futebol, parabenizou o sindicato pela ação e avaliou a importância de atividades esportivas para integração dos colegas.
“Seja no Dia do Trabalhador, Dia dos Bancários, Dia das Mulheres, o sindicato sempre promove ações esportivas e de reconhecimento para integrar os bancários e seus familiares e isso demonstra o valor que nós trabalhadores temos. Estão todos de parabéns por mais essa ação aqui no clube de campo”, comemorou Thiago, que chegou na semifinal da disputa do torneio de futevôlei.
O bancário Robson Eustáquio Andrade, funcionário da Caixa Econômica Federal há nove anos, foi um dos atletas que participou da disputa pelo prêmio no torneio de futebol e avaliou positivamente a ação e vê com bons olhos a preocupação que o sindicato tem com os bancários na luta por direitos.
“O sindicato sempre promove ações no Dia do Trabalhador. A reunião dos bancários e de seus familiares aqui no clube, graças a essa promoção do sindicato, tem sido muito legal nesse retorno das atividades, que além das batalhas da organização na luta por nossos direitos, o social que é promovido também é muito importante para nós bancários”, afirmou Robson.
O ex-bancário do Itaú e ex-presidente do sindicato, Edvaldo Barros, que ajudou na organização do campeonato de futebol, comentou que mais que um dia de confraternização entre a categoria, o Dia do Trabalhador é uma data para fazer uma reflexão dos direitos que conquistado e dos que foram violados nos últimos anos.
“Hoje além de ser um dia de confraternização, de celebrar nossas conquistas é também um dia de reflexão, pois temos perdido muitos direitos nos últimos anos, então este é o momento da categoria se mobilizar e ir atrás dos seus direitos”, afirmou.
O ex-bancário do Unibanco, Adriano Magno de Sá, que ajudou na organização do futebol, vê a ação promovida pelo sindicato como um ponto positivo para a categoria que vindo de um período longo de pandemia retorna com as atividades esportivas em um dia de reconhecimento pelo Dia do Trabalhador.
“Passamos por um período difícil onde muitos perderam pessoas queridas por conta da covid e também o calor humano por não poder se reunir e comemorar com os amigos então qualquer comemoração é muito válida e mais ainda neste dia. O sindicato está de parabéns pela ação”, conclui.
No final da manhã, ainda houve a premiação das equipes campeãs nas disputas de futebol e também futevôlei e, logo em seguida, as famílias presentes puderam saborear um almoço que foi preparado para comemorar a data com música ao vivo, dj e muita diversão entre os colegas de trabalho.