Após debates realizados ao longo deste sábado (1º), em mesas específicas por bancos, no 12º Congresso Distrital dos Bancários do DF e Entorno, os bancários e bancárias presentes ao evento aprovaram em Assembleia Geral as propostas a serem encaminhadas para apreciação nos fóruns da categoria em âmbito regional e nacional – o congresso da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CBN) e a 25ª Conferência Nacional dos Bancários.
A assembleia aprovou ainda a delegação ao Congresso da Fetec-CUT/CBN e à Conferência Nacional, proporcionalmente à base por bancos – BB, Caixa, BRB e bancos privados – e com observância também às forças políticas com atuação na categoria.
A 25ª Conferência Nacional dos Bancários será em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de agosto.
Para o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, o Congresso Distrital é o fórum de participação mais efetiva da base da categoria, por expressar de forma mais ampla, detalhada e rica as prioridades, os anseios e as proposições para a luta coletiva. “É onde nossas reivindicações se materializam e nossa mobilização ganha consistência e amplitude. E o que constatamos é uma forte insatisfação com a exploração desmedida de gestões assediadoras, em todos os bancos, e com a cruel degradação das condições de trabalho e de saúde, igualmente generalizada. A determinação demonstrada no nosso congresso é de ampliar e fortalecer o combate às práticas abusivas e desumanos dos bancos”, reforçou Araújo.
Entre as propostas aprovadas pela assembléia, destaca-se a de combate sistemático às metas obscuras e em constante crescimento, sem métricas ou parâmetros definidos, assim como ao perverso assédio aos trabalhadores, para que sejam cumpridas, ainda que à custa do esgotamento físico e mental. É também prioritária a luta por mais contratações, defesa do emprego e proteção à saúde.
O conjunto de propostas aprovadas pela assembléia será sistematizado pela secretaria geral do Sindicato, para ampla divulgação à categoria, contemplando também as questões que estão sendo apontadas pelas plenárias setoriais do Banco do Brasil.
“Daqui de Brasília estão saindo nossas propostas e nossa delegação para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em São Paulo, de 4 a 6 de agosto. Com isso, Brasília está dando a sua contribuição para a luta da categoria bancária, a mais organizada deste país, acreditando que a nossa força está na nossa unidade. Unidade não só nos estados, mas em todo o país. Parabéns ao conjunto da nossa categoria e parabéns aos bancários de Brasília, que contribuíram, cumprindo com seus deveres, para a construção da nossa luta”, salientou o secretário-geral do Sindicato, Antonio Abdan.