Brasília - Às vésperas da perda de validade do último concurso, o que ocorre dia 8 de dezembro, o BRB convoca 80 bancários. Esta convocação foi fruto de uma intensa luta dos concursados que contaram com o decisivo apoio do Sindicato dos Bancários.
Ainda no decorrer da greve, uma das principais reivindicações eram mais contratações, e ao término da campanha salarial, Sindicato e bancários conseguiram do banco o compromisso de 30 novas convocações. Porém, a luta pela ampliação deste número não parou, pois o Sindicato sempre defendeu que a instituição deveria convocar todos os aprovados, pois, por experiência, boa parte dos convocados não toma posse, e a carência de pessoal do BRB é superior a 100 bancários e irá aumentar, visto que será implantado um PDV.
O Sindicato, juntamente com os concursados, fez manifestações na sede do banco, buscou a intermediação de parlamentares como Chico Vigilante, Reginaldo Veras e Júlio Ribeiro e ainda a intermediação do vice-governador, Renato Santana, na defesa da convocação de todos. Infelizmente não foi alcançada a convocação de todos, porém, da disposição inicial de não se convocar ninguém, passando pela garantia de se chamar 30 e chegando agora a 80 convocações, foi um acréscimo importante.
"Mesmo se estes 80 bancários tomarem posse, ainda assim haverá defasagem de pessoal no BRB. Mas é importante destacar que foi um avanço e uma vitória chegarmos a esse número, especialmente tendo partido de uma determinação da diretoria de não convocar ninguém", comenta Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação